Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá ainda aguarda chegada de novos lotes para iniciar dose de reforço e segunda aplicação da Janssen

Da Redação - Wesley Santiago

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá ainda aguarda a chegada de novos lotes destinados a dose de reforço para todos os adultos que residem na capital mato-grossense. O anúncio feito no dia 13 de novembro pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, diminuiu o intervalo para cinco meses. Além disto, também são esperadas novas unidades da vacina da Jannsen, que agora necessitará de uma segunda aplicação e também do reforço, após cinco meses.

Leia mais:
Cuiabá aguarda novo lote para iniciar dose de reforço e segunda aplicação da Janssen
 
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, a situação quanto a chegada de novos lotes, que serão destinados para dose de reforço e segunda aplicação da Janssen, não se alterou. Até esta quarta-feira (24), não foi registrada ou foi dada uma previsão sobre o envio das unidades por parte do Ministério da Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também afirmou que aguarda o envio das doses por parte do Ministério da Saúde e segue sem previsão.
 
A indicação é para que as pessoas tomem a dose de reforço de um imunizante diferente do qual completou seu esquema vacinal. Por exemplo: se você recebeu as da AstraZeneca, poderá tomar da Pfizer. Porém, o Ministério da Saúde destaca que não é estritamente necessário que isto ocorra, sendo que a pessoa poderá tomar a terceira do mesmo fabricante.
 
Cerca de 15 mil pessoas foram vacinadas em Cuiabá com o imunizante da Janssen, que agora precisará de uma segunda dose e do reforço após cinco meses. Neste caso, para a segunda aplicação, o intervalo é de dois meses. Sendo assim, já há muitas pessoas aptas a receberem.
 
No início de novembro, foi enviado para o Brasil um lote de 1 milhão de doses da Janssen, parte das 36,2 milhões de vacinas da farmacêutica asseguradas pelo Ministério da Saúde até dezembro de 2021.
 
Na terça-feira (23), o Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 49.140 doses da vacina Pfizer para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
 
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 6.046.347doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.
Imprimir