Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Unimed faz alerta para os cuidados preventivos no combate ao câncer de pele

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

Jornada do Paciente Oncológico da Unimed emite comunicado alertando para ações de prevenção ao câncer de pele. A iniciativa faz parte da campanha Dezembro Laranja, que visa espertar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a pele, tendo em vista a incidência comum deste tipo de câncer.

Leia mais:
Clínica cuiabana traz tecnologia e qualidade de vida às crianças com deficiência em Mato Grosso

Conforme o comunicado emitido pela Unimed, o câncer de pele é o que tem maior incidência no país, correspondendo por 33% de todos os diagnósticos.
 
Exposição prolongada ao sol, histórico de câncer na família ou exposição à câmara de bronzeamento artificial estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, estima-se que o número de novos casos do tipo mais comum da doença (não melanoma), ultrapasse os 176,9 mil registros, sendo que destes 83,7 mil eram homens e 93,1 mil eram mulheres. Já os casos mais graves (melanoma), apesar de uma incidência menor, a previsão é que 8,5 mil novos casos no total. 
 
Anualmente, o Inca registra cerca de 185 mil novos casos, um número que por si serve de alerta e motiva campanhas de conscientização como o Dezembro Laranja. "O câncer de pele é mais comum e frequente, ainda mais na nossa região. Na maioria das vezes é curável, mas há tipos mais graves como o melanoma, por isso a importância do Dezembro Laranja. Um período para trabalhar com orientações e cuidados que previnem o desenvolvimento do câncer de pele", ressalta Alexandre Lima Marques, coordenador médico da jornada do paciente oncológico da Unimed Cuiabá. 
 
Os tumores malignos da pele classificam-se em dois tipos: melanoma e não melanoma. Para ambos os casos, um diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. 
 
 
JORNADA 
 
A Jornada do Paciente Oncológico tem como foco o atendimento humanizado do cliente. Ações desde a prevenção do câncer até o seguimento dos pacientes curados e/ou cuidados de fim de vida para aqueles com doença avançada, são priorizadas na campanha. 
 
Uma das ações preventivas é o rastreamento nos check-ups. Os pacientes precisam de orientações para que façam os exames certos e deixem de simplesmente agendar exames sem critérios médicos. Assim, com o diagnóstico precoce é mais fácil começar o tratamento certo o mais rápido possível. 
 
A Jornada do Paciente Oncológico parte de uma coordenação de atendimento e da disponibilidade de informações sistêmicas para todos os médicos envolvidos no tratamento do paciente oncológico. 


     
 
Imprimir