Imprimir

Notícias / Educação

Ferramenta online facilita solicitação de matrículas em Cuiabá e atualiza em tempo real a procura por vagas

Da Redação - Vinicius Mendes

A solicitação de matrículas para alunos novos da rede municipal de ensino da capital pode ser feita de forma online. O Matrícula Web é um dos módulos do novo Sistema de Gestão Educacional da Escola Cuiabana (Sigeec), da prefeitura de Cuiabá. A ferramenta, disponibilizada pela Secretaria, foi desenvolvida pela Log Lab Inteligência Digital, e atualiza, em tempo real, quantas pessoas estão solicitando vagas em cada unidade educacional.

Leia mais:
Procon alerta que papel higiênico e outros itens não podem ser incluídos na lista de material escolar; veja quais

Desenvolvido pela Log Lab Inteligência Digital, o software de apoio à gestão contempla toda a base de cadastro escolares da base de ensino, como calendários escolares personalizados por unidade, lançamentos de avaliações e frequência, além de permitir a configuração de todas as rotinas escolares de forma sistematizada. 

De acordo com o gerente de projetos da empresa, Carlos Edmundo,  é possível fornecer serviços modernos à comunidade acadêmica, como o portal do aluno, portal do professor, além de disponibilizar serviços à comunidade em geral, como a Matrícula Web, que permite pais e responsáveis realizarem a matrícula de seus filhos de forma online e sem filas.

Ao entrar no sistema pelo link basta escolher a opção Creche ou Escola. Para Creche, as vagas são destinadas para crianças entre 0 e 3 anos e 11 meses. Já Escola são para os que estão cursando o Ensino Básico ou Fundamental, entre 04 e 14 anos. 

Dessa forma, a efetivação das matrículas acontece muito mais rapidamente, beneficiando pais e alunos, uma vez que o processo manual demandava muito tempo. Hoje, a resposta é instantânea e não tem intervenção humana. Os dados são encaminhados para o município, que faz a interpretação e tem mais respaldo na hora de tomar as decisões. 

“O sistema faz uma listagem de quantas pessoas estão solicitando a vaga para cada unidade para facilitar a tomada de decisão, para ver se, por exemplo, tem a necessidade e as condições de abrir mais vagas em uma determinada unidade de educação. Quando o pai faz a matrícula, não existe ainda a garantia da vaga, é apenas a solicitação”, explicou. 

O gerente de logística exemplifica que as creches e berçários são muito requisitadas e como existem os critérios e diretrizes de escolhas definidos em portaria, o sistema faz a compilação e análise de dados. “O sistema sabe desses critérios e analisa as pessoas que não têm emprego, que recebem bolsa família, que moram perto da unidade. E aí elas ficam na frente das outras pessoas na hora de obter a vaga”, complementa.

Implantado há mais de dois anos, o sistema passa por melhorias constantemente. Uma das mais recentes, foi a exibição de dados para a Secretaria de Educação do Município em forma de painel.

“Por ele, é possível visualizar se as unidades de educação têm estrutura, salas, docentes e funcionários suficientes para atender os estudantes que requisitam a matrícula. Os gestores sabem quantos professores têm na rede e se é preciso fazer mais contratações.”, afirma. 

Inovações

A ferramenta segue ativa durante todo o ano letivo. Para este ano, contudo, a empresa trabalha para tornar a localização ainda mais precisa. Conforme explicou Edmundo, os pais poderão colocar no mapa em que lugar vivem. 

“Os usuários que moram, às vezes, em locais mais periféricos tiveram dificuldade ao usar o sistema para colocar o endereço de residência. Então, por GPS, do mesmo modo que usam aplicativos para chamar um carro ou receber um delivery, os usuários terão essa opção, facilitando a experiência no aplicativo”, finalizou. 
Imprimir