Imprimir

Notícias / Política MT

Reunião do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá colocará em pauta carnaval na Baixada e distribuição de ICMS

Da Redação - Max Aguiar

A reunião com prefeitos que compõe o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, que estava prevista para a última quinta-feira (13), foi remarcada para a próxima semana, na capital. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que é presidente do consórcio, disse que a transferência se deu devido ao conflito de agendas de alguns gestores.

Leia mais:
Emanuel compara situação de Gilberto à sua e diz que contratação temporária não é “canhão político”

Além das pautas de economia e desenvolvimento das cidades, Emanuel disse que deve colocar para discussão alguns assuntos que vão além da ata comum. "Devemos falar sobre a proibição dos eventos de carnavais nesse período de pandemia e surto de gripe. Precisamos tratar disso e por isso preciso ouvi-los sobre esse tema", comentou. 

Por diversas vezes nos últimos dias o prefeito enfatizou o decreto de Cuiabá que proíbe eventos carvalescos na capital e que quer que outras cidades que estão ao redor de Cuiabá sigam a iniciativa. "Principalmente porque é aqui nas nossas unidades que acabam desaguando os pacientes dessas cidades menores que não têm tanto suporte. Por isso vamos discutir isso e pedir a avaliação de cada um. Estamos em pandemia, né?". 

Emanuel disse que outra pauta a ser tratada é a redifinição de distribuição do ICMS  para as cidades de menor IDH. A pauta é do governo estadual, mas contestada por Emanuel em diversas situação. Segundo o prefeito, não se pode tirar nada das grandes cidades sem antes discutir com os gestores. "Com certeza esse será um tema que vamos discutir no extra-pauta", comentou. 

A agenda deve acontecer no auditório da Secretaria de Educação, na Avenida Diodo Domingos Ferreira, em frente ao antigo Colégio Nilo Póvoas, em Cuiabá, entre segunda e terça-feira. 
Imprimir