Imprimir

Notícias / Cidades

Diretor da Defesa Civil fala em alerta máximo por risco em barragem em Confresa; cidade teve alagamentos e pontes foram arrastadas

Da Redação - Max Aguiar

A primeira cidade de Mato Grosso a decretar situação de emergência em 2022 está em situação crítica e sob monitoramente constante da Defesa Civil. Confresa (distante 1160km de Cuiabá) sofre com alagamentos e bairros que ficaram praticamente ilhados devido as chuvas dos últimos dias. 

Leia mais:
Prefeitura suspende pregão para contratação de transporte escolar rural

As ruas chegaram a ficar intransitáveis e pontes foram levadas pela força da água, conforme levantamente da equipe que está na cidade. Os trabalhos agora se concentram na região que fica próximo a uma barragem que corria o risco de rompimento devido ao grande volume de água.

Ao Olhar Direto, o diretor da Defesa Civil, falou em alerta máximo. Por telefone o tenente coronel Luís Cláudio Pereira da Cruz, confirmou que existiu um risco e houve a necessidade de limpeza do vertedouro – que é a capacidade de escoar a água – o que aumentou  a vazão.

“Essas ações de intervenção geraram um saldo positivo, diminuiu o nível dessa barragem e hoje ela não oferece risco. No entanto, o monitoramento continua”, explicou.

Na segunda-feira (17), equipes da Defesa Civil e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) devem retornar ao município para fazer uma nova avaliação. Além de Confresa, Luciara, Santa Terezinha, Nova Bandeirantes, Paranatinga e Vila Rica decretaram situação de emergência e estão sendo monitoradas pelo estado.
Imprimir