Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro empossa novos diretores regionais e coloca meta de erradicar analfabetismo em cinco anos em MT

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

O governador Mauro Mendes (DEM) deu posse a diretores, adjuntos, coordenadores e assessores pedagógicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) na última terça-feira (18), em evento realizado no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. Na ocasião, o gestor afirmou que sua meta é erradicar o analfabetismo em Mato Grosso em cinco anos. Atualmente, 6% da população do estado com mais de 15 anos de idade não sabe ler e escrever.

Leia também:
Após tentativa de ‘bandeira branca’, Emanuel diz que só viu “incompreensão” e palavras agressivas de Mauro

As DREs, segundo Mauro, fazem parte de uma nova forma de organização e gerenciamento da educação em Mato Grosso. “Nós temos 727 escolas. É uma rede muito grande que vai trabalhar com 400 mil alunos no estado de Mato Grosso. Nós temos aí quase 40 mil professores trabalhando na rede. Então, é um número muito grande de pessoas e precisa uma organização muito bem montada estrategicamente para fazer tudo isso funcionar”, argumentou.

Desta forma, os gestores nomeados serão responsáveis por intermediar as ações entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e as escolas estaduais para auxiliar nas demandas administrativas, estruturais, além de contribuir no desenvolvimento das políticas educacionais e processos de recuperação da aprendizagem, fortalecendo o ensino em Mato Grosso.

“Nós reconceituamos essa forma de organizar a educação do estado, essas diretorias regionais serão mini Seducs, serão uma extensão da secretaria lá mais perto das escolas, mais perto dos professores, mais perto dos alunos para que toda a infraestrutura, para que toda a área pedagógica, para que toda a rede de ensino possa funcionar e ao final nós atingimos a meta que nós estabelecemos”, completou.

Além de erradicar o analfabetismo, o governador também almeja incluir a educação de Mato Grosso entre as dez melhores do país. Atualmente, o estado ocupa a 22ª posição. Além das DREs, outra estratégia é a retomada do projeto ‘Muxirum’, que visa especificamente auxiliar com  a alfabetização em diversos locais, como centros comunitários, igrejas, escolas e com turma reduzida, de 10 a 14 estudantes no máximo. Por meio dele, o governo executa o apoio técnico e pedagógico, realizando a formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas e acompanhamento das ações.

Para realizar todas as ações pretendidas, o Estado também solicitou recentemente um empréstimo que será totalmente voltado para a Educação. “Pela primeira vez na história Mato Grosso está pegando um dinheiro exclusivamente pra investir em educação. É algo muito simbólico, isso é realmente priorizar porque vai continuar melhorando ainda mais toda a infraestrutura e através dela e dos demais investimentos ter uma educação de qualidade para os nossos alunos”, finalizou Mauro.
Imprimir