Imprimir

Notícias / Política MT

Transplantada, Virgínia Mendes deve tomar 4ª dose da vacina contra Covid-19 em breve

Da Redação - Isabela Mercuri

Virgínia Mendes deve tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em breve, é o que revelou o governador Mauro Mendes (DEM). Transplantada, a primeira-dama faz parte do grupo dos ‘imunossuprimidos’, que já podem ter novo reforço, desde que a última dose tenha sido aplicada há no mínimo quatro meses.

Leia também:
Gilberto admite subnotificação e acredita que MT tem muito mais casos de Covid-19 do que revelam números oficiais

Em entrevista à rádio Vila Real, Mauro pediu que a população tome a dose de reforço. “Já está comprovado que a imunidade causada pela vacina não dura 2, 3, 4 anos não. Em alguns meses ela cai. Por isso que a dose de reforço está sendo aplicada no mundo inteiro. Eu já tomei minha dose de reforço, todos os meus filhos já tomaram, minha esposa que é imunossuprimida, porque ela é transplantada, ela já tomou”, afirmou.

O governador explicou que, por conta do transplante de rim, Virgínia precisa tomar remédios ‘imunossupressores’, que a deixam mais vulnerável à doença. Pessoas deste grupo têm imunidade mais baixa, e já podem tomar a 4ª dose desde que seja quatro meses após a 3ª.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica no dia 20 de dezembro autorizando a aplicação da 4ª dose para este grupo. A preferência é que seja aplicado o imunizante da Pfizer, mas também pode ser aplicado o da Astrazeneca e o da Janssen.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) considera como imunossuprimidos pessoas com imunodeficiência primária grave, em quimioterapia para câncer ou transplantados (de órgão sólido ou de células tronco), que fazem uso de drogas imunossupressoras, além de pessoas vivendo com HIV/Aids.

Em Cuiabá, a aplicação acontece em qualquer uma das unidades de saúde que estejam aplicando doses para adultos, basta comprovar a data da 3ª dose. Saiba quais são os locais AQUI .
Imprimir