Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Mais de 200 tartarugas são soltas no Parque Estadual do Araguaia

Da Redação

Mais de 200 tartarugas foram soltas durante operação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) no Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio (a 965 km de Cuiabá). A fiscalização aconteceu após a Sema receber denúncia sobre irregularidades no local.

Leia mais: 
Clima seco e temperaturas altas devem predominar durante a semana em Cuiabá

A ação resultou na apreensão de 250 kg de pirarucu, duas embarcações de alumínio, dois motores rabeta e três tarrafas. As tartarugas libertadas estavam presas dentro de sacos que seriam usados para transportá-las para fora da Unidade de Conservação Integral.

“Nesta época que inicia o período da seca dos rios é que se começa a caça de tartaruga e a pesca de pirarucu. O parque é uma área de 223 mil hectares, o que dificulta o monitoramento intensivo, mas mantemos uma fiscalização de rotina e contamos com o apoio da população para denúncia”, afirma o gerente do Parque Estadual do Araguaia, Davilas Cavalcante.

Os pescados foram doados para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de São Felix do Araguaia e Novo Santo Antônio.

A operação foi coordenada pela Gerência do Parque Estadual do Araguaia no município de Novo Santo Antônio, com apoio da Polícia Militar Ambiental e da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Sema.
Imprimir