Imprimir

Notícias / Cidades

Diretor do Hospital São Benedito diz que incêndio foi 'fatalidade pontual' e unidade pode reabrir já na terça-feira

Da Redação - Michael Esquer

O diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Paulo Rós, caracterizou como uma 'fatalidade pontual' o incêndio registrado neste domingo (15) no Hospital Municipal São Benedito, no bairro Quilombo. A declaração foi dada, nesta manhã (16), durante coletiva de imprensa, que contou com a presença de parlamentares da Comissão de Saúde da Câmara Cuiabá (CMC). 

Leia também:
Fogo no São Benedito começou em ar-condicionado e 80 pacientes foram transferidos; fotos e vídeos

“Não queimou o andar [inteiro], [queimou] um quarto, exatamente um quarto, só um quarto. Realmente foi só pontual esse ar condicionado. [...] Tem manutenção em dia, a empresa faz diariamente a manutenção dos ares-condicionado. É uma fatalidade mesmo”, disse Rós. 

Ainda conforme o diretor, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) confirmou, preliminarmente, que o incêndio teve origem no ar-condicionado da enfermaria 24, onde haviam três pacientes alojados. Ainda neste domingo (15), pacientes que estavam no hospital foram transferidos para o Hospital Municipal de Cuiabá, antigo Pronto Socorro e para o Hospital Estadual Santa Casa. 

“A Politec esteve aqui, era quase meia noite. Recolheram o ar condicionado [e], preliminarmente descartaram o problema em instalações elétricas. Disse que foi um problema, realmente, no ar condicionado, no aparelho”, explicou. 

Neste momento, segundo Paulo, os prontuários dos pacientes transferidos estão sendo organizados e, em breve, devem ser entregues às suas famílias. As equipes que faziam atendimento no São Benedito também foram transferidas para os hospitais onde, atualmente, estão os pacientes. Caso haja autorização do Corpo de Bombeiros, os pacientes poderão voltar  à unidade já nesta terça-feira (17).

“As equipes que atendiam esses pacientes [foram transferidas] daqui pra lá, pra facilitar, pra passar o prontuário, o diagnóstico. Toda a equipe médica especial, enfermagem, [estão] à disposição desses três hospitais. O que nos deixa mais confortável é que não perdemos nenhuma vida. "Agora, nós temos que conservar e com a gestão, falar com as autoridades, bombeiros, dando ok, o hospital volta amanhã, não tem danos”, finalizou.
Imprimir