Imprimir

Notícias / Educação

Alto nível de qualificação continua sendo maior aliado de profissionais em busca de oportunidades

Paulo Armando

A busca por emprego é um dos maiores desafios dos brasileiros em 2022, seja aqui em Cuiabá ou em qualquer outra região. Com a taxa de desemprego do país acima dos 13%, as pessoas estão buscando maneiras de se destacar no mercado de trabalho. Uma das maneiras mais eficientes ainda é o alto nível de qualificação, pois existem vagas direcionadas para cargos mais altos que exigem um conhecimento técnico mais apurado. Isso é algo que nunca mudou em todo o mundo, com a educação se mantendo como prioridade.
 
No início deste ano, o Serviço Nacional do Emprego (Sine) divulgou um relatório mostrando diferentes vagas abertas não preenchidas na plataforma. Uma informação curiosa, sobretudo com o país enfrentando uma crise com mais de 12 milhões de pessoas em busca de um trabalho. A justificativa do órgão é que as vagas exigem uma qualificação alta e específica, algo que nenhum candidato conseguiu oferecer. Ou seja, estamos falando de uma formação de qualidade.
 
Se olharmos para o exterior, nas maiores empresas do mundo, o diploma dos profissionais conta muito para os cargos de chefia. Segundo levantamento da Preply, site de aulas de inglês online, cerca de 34% dos CEOs possuem mestrado ou doutorado em alguma área. Apenas nos Estados Unidos, essa taxa ultrapassa os 50%. Ou seja, ter um profundo estudo em um campo pode ser o primeiro passo para conquistar um emprego de alto nível.
 
Isso se repete aqui no Brasil, onde as grandes companhias estão sempre em busca de profissionais com alta qualificação. A boa notícia é que não faltam oportunidades para se dedicar aos estudos, inclusive com faculdades de renome e respeitadas no mercado de trabalho. É o caso, por exemplo, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), considerada por muitos uma das universidades públicas mais completas do Brasil, principalmente na área de zootecnia.

Referência também é importante 

A escolha por uma instituição de ensino de qualidade também é importante para o mercado de trabalho, sobretudo no exterior. O levantamento da Preply mostra isso com a origem de alguns dos principais CEOs do mundo. Atualmente, a Universidade de Harvard possui cerca de 70 ex-alunos neste cargo de chefia. A Ecole Centrale de Paris e a Universidade da Pennsylvania também se destacam por isso. Ou seja, uma referência nos estudos é essencial.
 
Isso deve ser considerado também no Brasil, onde grandes empresas prestam serviços e buscam profissionais semelhantes com o que possuem no exterior. Por exemplo, as empresas de tecnologia costumam escolher como CEOs apenas pessoas de qualificação alta. Isso acontece na AB Inbev e na 3G Capital, duas das maiores companhias que atuam no país. A educação é essencial na hora de escolher um novo profissional, pois é a garantia de um conhecimento técnico apurado.
 
É claro que os estudos não fazem todo o serviço, e outras experiências também são importantes. Porém, o que estamos falando é da pessoa ter um diferencial, mesmo que seja apenas do nível de estudos na graduação. Algumas vagas disponíveis em Cuiabá mostram isso. A busca por pessoas de formação satisfatória é relativamente alta.
 
O Brasil passa por um momento conturbado, e o desemprego é um dos maiores desafios para o futuro. As pessoas precisam arrumar maneiras de se destacarem entre a forte concorrência. Uma delas é pelos estudos mais intensos, onde o resultado é um profissional de qualificações altas que pode render excelentes respostas para uma empresa. Os estudos sempre vão ser importantes, seja em momentos de crise ou de alívio econômico do país.
Imprimir