Imprimir

Notícias / Política MT

Emanuel Pinheiro vai a São Paulo discutir adequação de ferrovia a Plano Diretor da Capital

Da Redação - Érika Oliveira

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi a São Paulo para participar de reunião com a diretoria da Rumo Logística S/A, empresa responsável pela implantação da extensão da ferrovia Senador Vuolo de Rondonópolis até Cuiabá. Acompanhado do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e também presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, o prefeito anunciou que em breve uma equipe virá até a Capital para a realização de análises técnicas para readequação do traçado dos trilhos ao Plano Diretor do Município.

Leia mais:
Rumo prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para implantar ferrovia em Mato Grosso

“Dessa vez eu vim apresentar os estudos da revisão do Plano Diretor, onde foca Cuiabá para os próximos 30 anos. E queremos não só conhecer os planos para expansão dos trilhos que a Rumo tem para Cuiabá e adequá-los ao Plano Diretor, como também adequar o Plano Diretor ao traçado desse sonho de todos os cuiabanos”, justificou Emanuel.

A extensão dos trilhos da ferrovia Senador Vuolo será executada via Lei Complementar 685/2021, aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e que regulamenta o Subsistema Ferroviário de Mato Grosso, regulamentado por Decreto Estadual 881/2021.

De acordo com edital publicado pelo Estado, a previsão é que a obra e que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025.

A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). O investimento estimado para implantação da ferrovia é de R$ 11,2 bilhões.
 
Imprimir