Imprimir

Notícias / Cidades

Perícia aponta aquecimento no motor de ar-condicionado do Hospital São Benedito como possível causa de incêndio

Da Redação - Bruna Barbosa

O laudo pericial sobre um incêndio no Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá, apontou que o fogo começou no ar-condicionado de uma das enfermarias. Com base nos vestígios encontrados, o superaquecimento do motor ou curto circuito nas emendas estão entre as causas mais prováveis. 

Leia também 

Fogo no São Benedito começou em ar-condicionado e 80 pacientes foram transferidos; fotos e vídeos

Hospital São Benedito pega fogo e pacientes são retirados às pressas

A perícia foi realizada pela Politec e o resultado foi disponibilizado à Polícia Civil nessa sexta-feira (27). O incêndio aconteceu na noite de 15 de maio. Alguns dos pacientes internados na unidade precisaram ser retirados às pressas do local. 

De acordo com a Politec, o motor da unidade evaporadora do aparelho que pegou fogo foi coletado para perícia, assim como a parte da fiação. 

Foi verificado que não haviam indícios de curto circuito na placa eletrônica do ar-condicionado. O perito criminal constatou que havia muitas emendas nos fios coletados e a presença de pérolas de fusão.

As emendas são feitas na instalação do ar-condicionado e podem aumentar a chance de superaquecimento da rede elétrica e provocar curtos circuitos.

O perito observou que o superaquecimento do motor do equipamento também pode levar ao aquecimento da rede elétrica e provocar o curto circuito.

Como se tratava do ar-condicionado de uma enfermaria, ele provavelmente operava por várias horas seguidas e ininterruptas, o que aumentam as chances de um superaquecimento do motor..
Imprimir