Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Com tomógrafo de última geração, CEICO expande atendimento e inaugura primeira unidade em Cuiabá

Da Redação - Michael Esquer

O Centro de Imagens do Centro Oeste (CEICO) expandiu seus serviços na região metropolitana da capital mato-grossense e inaugurou, nesta semana, uma unidade em Cuiabá. Com mais de 20 anos de atuação em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), a clínica atende, agora, a demanda cuiabana com serviços de tomografia computadorizada, angiotomografia coronariana e ultrassonografia. 

Leia também:
Região metropolitana de Cuiabá tem aumento de casos de Covid-19 e VG já discute retorno de máscara

“A gente recebia ligações, às vezes o pessoal ia pra Várzea Grande fazer exames conosco e essa unidade é uma forma de presentear o povo cuiabano. A gente quer fazer esse mesmo trabalho que a gente já faz em Várzea Grande aqui em Cuiabá”, contou ao Olhar Direto, o médico Raul Bernardo Paniagua Eljach, 31 anos, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem e responsável pelas unidades do CEICO em Várzea Grande. 

Conforme a médica Nathália Simi Mendonça, 31, também especialista em radiologia e diagnóstico por imagem e responsável técnica pela unidade recém inaugurada em Cuiabá, a metodologia da clínica na capital adota o mesmo padrão de excelência desenvolvido em Várzea Grande. Atendimento humanizado, divisão em subespecialidades e contato com os médicos solicitantes são alguns dos aspectos positivos que ela aponta. 
#OLHO#

"A gente tem esse vínculo com a equipe médica, o que eu acho que agrega muito para o diagnóstico final do paciente. Resolvemos também atender a população cuiabana e continuar com este trabalho que engaja tanto médicos solicitantes quanto pacientes, com um atendimento mais humanizado", explicou a médica.

Somado a isso está, também, a metodologia do CEICO de divisão em subespecialidades para a obtenção de laudos ainda mais precisos. Por isso, a unidade conta com um corpo clínico especializado divididos em diferentes especialidades, a depender do tipo de exame.

“Temos na equipe subespecialistas em neurorradiologia, medicina interna, músculo-esquelético e agora cardiologista, para fazer o exame de angiotomografia coronariana”, explicou o médico Raul.  

Equipamento de ponta para todos os pesos

Na unidade Cuiabá, o CEICO também conta com uma uma máquina de tomografia da Canon, de última geração, com 80 canais, o que fornece uma melhor qualidade de imagem e menor tempo de exame. O aparelho ainda suporta até 210 quilos por paciente, enquanto a maior parte dos equipamentos suportam apenas entre 140 e 150 quilos. 
(Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Realizamos todos os exames de tomografia computadorizada, desde cranio, seios da face, pescoço, tórax, abdome, e também protocolos diferenciados como enterotomografia, e a angiotomografia coronariana.”, explicou Dra. Nathália. “É uma das máquinas mais robustas do mercado”, acrescentou Dr. Raul. 
(Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)
 
Exames emergenciais

Outra ferramenta importante do CEICO em Cuiabá é o protocolo de urgência e emergência adotado na unidade. Isto é, exames considerados urgentes e emergentes, como por exemplo tomografia do tórax - comumente solicitada em casos de Covid-19 -, poderão ter seus laudos emitidos em até quatro horas, quando normalmente o processo leva 48 horas. 

“Às vezes o paciente faz o exame e tem que aguardar dois dias pra poder pegar o resultado, retornar no médico. Então assim, algumas indicações clínicas, certos tipos de exames, que entram nesse segmento de urgência e emergência, a gente vai atender de forma otimizada e mais rápida.”, esclareceu Dr. Nathália.
(Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

‘Sonho realizado’

Para o Dr. Raul, a abertura da unidade representa a realização de um sonho. Tendo atendido diversos pacientes ao longo dos anos em Várzea Grande, ele conta que a realização é cercada de muita expectativa, entre elas a de atender .  

“A gente tinha esse sonho de trazer esse trabalho que a gente vinha fazendo em Várzea Grande [para cá]. A gente já está há um tempo fazendo esse projeto e hoje é a realização desse sonho. Estamos com grandes expectativas para poder mostrar nosso trabalho em Cuiabá”. 

A responsável técnica pela unidade de Cuiabá complementa a afirmação: “O sentimento é de um desafio muito promissor que a gente quer cumprir da melhor forma”. 

Serviço 

Localização: Avenida Mato Grosso, nº 144, bairro Araés, Cuiabá, Mato Grosso.
Horário de Atendimento: Segunda - Sexta 7:30 às 18:00 e Sábado 8:00 às 12:00
Imprimir