Imprimir

Notícias / Política MT

Obra de ferrovia que liga MT a GO evolui de forma tímida e ministro cobra: 'não está como desejamos'

Da Redação - Rafael Machado

O ministro dos Transportes, Renan Filho, criticou o andamento das obras do primeiro trecho da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que vai ligar Mato Grosso ao município de Mara Rosa (GO). 

Leia também
Sérgio Ricardo diz que há outros trechos da MT-251 que podem desabar e pede criação de comissão de risco

Denominada como Fico I, os primeiros trabalhos do projeto iniciaram em 2021, mas retornaram no ano passado após imbróglio relacionado à desapropriação de imóveis em Goiás.

De acordo com o ministro, a expectativa é que os trabalhos evoluam esse ano, tanto é que o governo incluiu o modal no rol dos projetos prioritários para 2024.

“Esse primeiro trecho é um investimento cruzado da Vale do Rio Doce que está em obra, ainda não andando na velocidade que a gente deseja, mas está em obra. Esperamos intensificar as obras esse ano”, disse em entrevista coletiva nesta semana.

O primeiro trecho da ferrovia, ligando Água Boa a Mara Rosa, com 363 quilômetros de extensão, facilitará a escoação de grãos, que são produzidos em Mato Grosso, pela Ferrovia Norte Sul (FNS), o que possibilitará acesso aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA) para exportação.

O projeto tem o custo inicial de R$ 2,73 bilhões e as obras estão sendo conduzidas pela concessionária Vale. Além de Água Boa, os trilhos vão chegar a outros municípios do Estado.

De acordo com o governo, a primeira etapa trata apenas da ligação de Mara Rosa a Água Boa; a segunda fase vai de Água Boa a Lucas do Rio Verde, com 505 km e, por fim, de Lucas até Vilhena (RO), com 646 km.
A previsão é que a estrada de ferro seja totalmente concluída em 2028. 

(Com informações do Governo Federal)
Imprimir