Imprimir

Notícias / Esportes

Com golaço de Sobral, Cuiabá elimina o Garcilaso e garante vaga no playoff da Sula

Da Redação - Pedro Coutinho



Cuiabá e Deportivo Garcilaso empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira (15), na Arena Pantanal, em jogo válido pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Erustes abriu o placar para a esquadra peruana no primeiro tempo, em lance de bola parada. O Dourado empatou com um golaço de Fernando Sobral e carimbou a vaga nos playoff, fase que antecede a disputa nas oitavas de final. Com o resultado, estacionou na segunda posição e eliminou o Garcilaso. O próximo compromisso será contra o Lanús, líder do Grupo G, no dia 29.


Leia mais: CBF suspende Brasileirão por duas rodadas após pedido do Cuiabá e mais 14 times

Primeiro tempo

Apesar da superioridade nos primeiros trinta minutos, em que controlou o ritmo e construiu as melhores chances, o Dourado não conseguiu acertar a pontaria no último arremate e ficou no zero. Até então, o adversário não tinha conseguido criar. Mas quem não faz leva e a eficiência pendeu para a esquadra peruana, que aguentou apanhar até os 38, quando Erustes reverteu a situação e abriu o placar.

O gol saiu em lance de bola parada. O Garcilaso levantou na área auriverde, Erustes dominou livre e tocou por cobertura, surpreendendo Walter. Lucas Mineiro até tentou tirar, mas a bola já estava no fundo das redes.

Antes do gol, Sobral teve boa chance em chute forte de canhota, mas parou no goleiro Vargas. Cafú e Lucas Fernandes tiveram boas oportunidades, ambas dentro da área, mas demoraram para chutar e a defesa levou a melhor.

Marllon quase abriu o marcador em jogada de escanteio, acertando bela cabeçada, que foi afastada pela marcação em cima da linha. Nos acréscimos, ele perdeu a chance de empatar com ótima defesa de Vargas. Pitta também parou no quase. O centroavante chegou a balançar as redes, mas pelo lado de fora, após receber cruzamento de Cafú.


Segundo tempo
 
No segundo tempo o Garcilaso mudou a postura e voltou mais ofensivo do vestiário. Aos 10 minutos, parou no travessão depois que a zaga do Cuiabá não conseguiu afastar a bola da área. Autor do gol, Erustes aproveitou a sobra e desviou de esquerda. A finalização explodiu no travessão e saiu pra tiro de meta.

O Dourado respondeu aos 13, em lance de bola parada. Clayson levantou na medida no segundo pau e Sobral apareceu livre para cabecear firme, mas a bola saiu para linha de fundo raspando a trave. Na sequência, Clayson deu belo passe para Pitta nas costas da defesa. O centroavante saiu livre dentro da área, mas chutou em cima do goleiro.

Na pressão para revetplrter o marcador, o Dourado conseguiu empatar com um golaço de Fernando Sobral. O meio campista recebeu passe de Denilson pelo meio e, de muito longe, soltou uma bomba de primeira, no ângulo, sem chances para o arqueiro adversário.

Após o empate, o auriverde fez uma blitz contra o adversário e pressionou no ataque, buscando a vitória. Pitta exigiu ótima defesa de Vargas, que depois ainda salvou o time em finalização à queima-roupa de Derik Lacerda.

No finalzinho, Erustes pegou o rebote do goleiro Walter, ficou completamente livre dentro da área, mas bateu pra fora.

Como fica

Com o empate, o Cuiabá carimbou vaga no playoff da Sul-Americana, mirando uma vaga nas oitavas de final da competição e eliminando o Deportivo Garcilaso. O Dourado somou 9 pontos, ficando na segunda colocação, enquanto o time peruano tem cinco.

O próximo compromisso auriverde será no dia 29, contra o líder do grupo G, Lanús, que praticamente já se garantiu nas oitavas. 

O playoff será disputado pelo segundo colocado da fase de grupos da Sula contra o terceiro colocado dos grupos da Libertadores, antes do mata-mata das oitavas.
Imprimir