Imprimir

Notícias / Cidades

Sorriso sobe duas posições e se torna 4ª cidade mais violenta do país, segundo estudo; veja

Da Redação - Gustavo Castro

Dados do 18º Anuário divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostraram que Sorriso (420 km de Cuiabá) é a quarta cidade mais violenta do país. 

Leia mais
Motorista morre e passageiro fica ferido em batida entre carro e caminhão guincho


Os dados são referentes a 2023. O atual levantamento mostra que Sorriso subiu duas posições em relação ao ano passado, quando figurava na sexta posição de cidades mais violentas do País, com uma das maiores taxas de Mortes Violentas Intencionais a cada 100 mil habitantes.

Segundo o levantamento, a cidade do Norte do estado teve uma taxa de 77,7 mortes violentas para cada 100 mil habitantes no ano passado. São consideradas mortes violentas intencionais (MVI) aquelas decorrentes de homicídios dolosos, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, intervenção policial e morte de policiais. Sorrriso teve um aumento de 10,3% na taxa de mortes, ante 2022, quando foi registrado 70,5 homicídios. 

O estudo produzido indica o que a população do município, conhecida como a “cidade do medo”, tem passado ultimamente. Por lá, desde 2020, uma onda de violência tem tomado conta da região, principalmente por conta de uma guerra de facção.

De acordo com o delegado Eugênio Rudy Júnior, da Delegacia de Sorriso, a disputa por território e o domínio do tráfico de drogas são causas que atenuam a violência no município. Três grupos são os principais envolvidos: Comando Vermelho (CV), Partido Primeiro Comando da Capital e Tropa do Castelar, dissidentes do CV, que se revoltaram com execuções dos próprios membros.

O estudo

O anuário se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, além das polícias civis, militares e federal, entre outras instituições. A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados.

O levantamento é realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública desde 2007, tendo por base dados e indicadores oficiais. 

Veja as 10 cidades mais violentas do país:

Santana (AP) - 92,9 homicídios por 100 mil habitantes

Camaçari (BA) – 90,6 homicídios por 100 mil habitantes

Jequié (BA) - 84,4 homicídios por 100 mil habitantes

Sorriso (MT) - 77,7 homicídios por 100 mil habitantes

Simões Filho (BA) - 75,9 homicídios por 100 mil habitantes

Feira de Santana (BA) - 74,5 homicídios por 100 mil habitantes

Juazeiro (BA) - 74,4 homicídios por 100 mil habitantes

Maranguape (CE) - 74,2 homicídios por 100 mil habitantes

Macapá (AP) – 71,3 homicídios por 100 mil habitantes

Eunápolis (BA) - 70,4 homicídios por 100 mil habitantes
Imprimir