Imprimir

Notícias / Cidades

Cidade de MT atinge 10% de umidade do ar e lidera ranking do país

Da Redação - Mayara Campos

A cidade mato-grossense de Cotriguaçu (a 954 km de Cuiabá) registrou a menor umidade relativa do ar no Brasil, na segunda-feira (22), com 10%. A baixa umidade se manteve na terça-feira (23), no entanto, o município não teve a menor do país, ficando atrás de Nova Friburgo (RJ), com 8%, e Monte Verde (MG), com 9%. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais
Comerciantes do Shopping Popular espalham e lotam avenida em tendas improvisadas; veja imagens

Em relação às temperaturas, Mato Grosso não aparece no ranking das cidades mais quentes nos últimos dias. Na segunda-feira (22), Cuiabá atingiu a máxima de 36°C, enquanto Cotriguaçu registrou 34,9°C. Na terça-feira (23), as temperaturas máximas se mantiveram.

O Inmet ainda emitiu um alerta de perigo potencial para a baixa umidade, válido para todo o território mato-grossense. São previstas umidades entre 30% e 20%, apresentando risco de incêndios florestais e à saúde.

De acordo ainda com o Climatempo, uma grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil, atuando com força na região Centro-Oeste, causando os níveis de umidade mais baixos no país, nas últimas semanas.

“O ar muito seco inibe a formação de nuvens e não há condições para a chuva em nenhuma área do centro-oeste.  Esta é uma situação comum nesta época do ano. Em vários locais de Mato Grosso, de Goiás e de Mato Grosso do Sul, a umidade relativa do ar pode ficar entre 12 e 20% nas horas mais quentes do dia, caracterizando a situação de alerta para o ar muito seco”, disse o Climatempo.
 
Imprimir