Vaias, churrasco de protesto e afagos entre Mauro e Lula; veja como foi a agenda do presidente em VG
Da Redação - Rafael Machado e Arthur Santos/ Do Local - Airton Marques, Max Aguiar e Mayara Campos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a Várzea Grande, no início da tarde desta quarta-feira (11), para participar de duas agendas na cidade. A expectativa é que a vinda do presidente reúna as principais lideranças políticas do estado. O Olhar Direto acompanha o evento e traz os principais acontecimentos.
Um forte esquema de segurança foi montado para acompanhar Lula em seus compromissos. A primeira agenda é no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, onde participa da cerimônia de inauguração da modernização de quatro aeroportos do estado.
Em 2019, o então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), realizou um leilão para passar à iniciativa privada 14 aeródromos do país, sendo quatro no estado. Foi concedida à Centro-Oeste Airports (COA) a administração dos aeroportos Várzea Grande – Marechal Rondon, Sinop – Presidente João Batista Figueiredo, Rondonópolis – Maestro Marinho Franco e de Alta Floresta – Piloto Osvaldo Marques pelo prazo de 30 anos.
A concessão foi realizada com objetivo de melhorar a infraestrutura das unidades, além de melhorar o caixa da União e estimular a economia. A expectativa é que Lula anuncie a data para liberação de voos internacionais no Marechal Rondon.
Em seguida, o presidente participa da entrega de mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Colinas Douradas. A obra, orçada em R$ 56 milhões, começou em 2012, durante a gestão de Dilma Rousseff (PT), para ser finalizado em seis anos depois, no entanto, devido a problemas no projeto de saneamento básico, o projeto ficou paralisado e só retornou em 2021, quando o governador Mauro Mendes (União) e a Caixa Econômica Federal assinaram termo aditivo de R$ 7,2 milhões para finalização do residencial.
Confira abaixo a cobertura em tempo real:
19h11 - Está encerrada a solenidade de entrega das casas populares. Antes de ir embora, Lula ainda desceu no meio dos apoiadores.
18h59 - Lula lembra da primeira casa que comprou e promete fazer mais entregas de residências até o fim do mandato. Ele diz que não sabe qual é a demanda dos pescadores e promete se inteirar sobre o assunto. "Vou saber como está esse processo para saber se posso ajudar".
18h52 - Presidente Lula pede desculpas aos presentes pelo atraso no evento.
18h50 - Lula recebe título de cidadão mato-grossense das mãos de Valdir Barranco.
18h49 - Deputado estadual Valdir Barranco faz um discurso inflamado com críticas ao bolsonarismo e critica a lei da pesca, exaltando os ânimos da plateia.
18h44 - Começa a entrega de chaves para os contemplados do Minha Casa Minha Vida.
18h40 - Mauro ouve protesto de pescadores e rebate, pedindo respeito à democracia e à vontade da maioria.
18h36 - Após a intervenção do presidente, Mauro Mendes elogia Lula, a quem chama de estadista e democrata.
18h33 - O presidente Lula abriu a fala do governador Mauro Mendes e pediu para que a plateia não fosse hostil ao governador. Só depois dessa introdução, Mauro assumiu o microfone e começou seu discurso.
18h28 - Ministro Jader Filho (MDB), da Habitação, diz que o governo passado tentou acabar com o programa Minha Casa Minha Vida, mas o povo brasileiro não deixou.
18h19 - A Caixa anunciou que os contemplados no Minha Casa Minha Vida vão receber uma conta no banco para ter acesso a crédito para pequenos empreendimentos.
18h16 - Discursa nesse momento o presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira.
18h10 - Começa a solenidade de entrega das residências em Várzea Grande. Logo na abertura do cerimonial, o governador Mauro Mendes (União) voltou a ser alvo de críticas da plateia.
17h56 - O Olhar Direto aguarda a chegada de Lula no segundo evento do dia em Várzea Grande. Centenas de apoiadores aguardam a chegada do presidente.
17h20 - Lula agora segue para ato de entrega de mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Residencial Colinas Douradas.
16h52 - O presidente Lula foi o sexto a falar. Citou a importância das obras nos quatro aeroportos de Mato Grosso. Lembrou ainda sobre o princípio básico de estabilidade jurídica e política para governar. Com esse discurso, reafirmou que não precisa ter amigos na política, mas sim pessoas sérias que trabalhem pela população, independente de partidos políticos.
Lula lembrou a Mauro sobre a aprovação da Reforma Tributária, um importante marco nos quase dois anos de governo. Citou ainda a importância de fomentar o crescimento econômico do Brasil, mas levando em conta a população, tirando as pessoas da pobreza. "Uma sociedade pobre não interessa a ninguém".
Lula relembrou que no primeiro mês de mandato, convocou os governadores, independente de partido, para saber sobre prioridades de investimento. "É importante que as pessoas participem".
O presidente citou ainda o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento criado para distribuir investimentos aos estados. "Nós precisamos governar para toda a sociedade brasileira". Lula disse ainda que o Brasil passou por um momento muito duro, a base de mentiras, chacotas e fakenews.
Lula citou ainda o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD). "Já tive gente muito importante, gente intelectual, mas posso dizer a você que o Fávaro é o melhor ministro da Agricultura que esse país já teve".
No discurso, o presidente citou que se emocionou ao sobrevoar o Pantanal e flagrar diversos incêndios.
16h41 -O governador Mauro Mendes (UNIÃO) foi o quinto a falar. Lembrou a precariedade que existia no Aeroporto Marechal Rondon. Assim, agradeceu os investimentos realizados. Citando o papel exportador do estado, Mendes reafirmou a importância de investimentos em infraestrutura. Disse ainda sobre a necessidade de enfrentar a burocracia para implantar melhorias.
Mauro Mendes lembrou ainda que em 2023 investiu quase 20% da receita de Mato Grosso em obras. "Sempre estaremos aqui para fazer boas parcerias, parabéns por mais esse investimento", disse Mendes a Lula.
16h33 - O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, foi o quarto a falar. Citou o esforço de Lula para acelerar a modernização dos aeroportos brasileiros. Segundo o ministro, as atualizações de infraestrutura serão importantes para mais investimentos, principalmente no turismo. Conforme Costa, nas próximas semanas o aeroporto de Cuiabá estará autorizado a operar voos internacionais.
O ministro citou ainda a importância de seu colega, Carlos Fávaro, na gestão do Governo Federal.
16h25 - O ministro Renan Filho, dos transportes, foi o terceiro a falar. Primeiro, citou a retomada de investimentos na construção do Rodoanel de Cuiabá. Havia a expectativa de uma visita, ainda nesta-quarta, mas devido ao atraso da agenda, o ato foi descartado. Renan citou ainda que Mato Grosso é o maior exportador de soja do mundo, mas é preciso um investimento maior na infraestrutura, para que o agronegócio continue crescendo.
"Isso que o presidente Lula vem fazendo por Mato Grosso nos últimos dois anos não é o que se verificou nos quatro anos do governo anterior", salientou o ministro.
16h18 - Após a chegada do presidente Lula, o primeiro a falar foi o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa. Logo depois, falou o direto-presidente da Centro-Oeste Airports, concessionária responsável pelo aeroporto. Segundo informado, pesquisa recente revelou que o Aeroporto Marechal Rondon passou do último para o quarto lugar em pesquisa de satisfação.
16h15 - Estão no palco do evento personalidades políticas como José Roberto Estopa, Zé do Pátio, Jayme Campos, Margareth Buzetti, Gisela Simona e Valdir Barranco.
16h00 - O presidente Lula desembarcou do avião presidencial por volta das 16h. Durante a confirmação da chegada, houve um começo de confusão envolvendo apoiadores do atual presidente e de Jair Bolsonaro, antigo mandatário. Os envolvidos na confusão estavam no saguão do aeroporto. Um petista chegou a dizer que daria seu relógio ao bolsonarista, fazendo referência ao escândalo das joias, em que Bolsonaro é acusado de vender presentes recebidos pela presidência da República.
15h51 - O avião presidencial transportando o presidente Lula e ministros do Governo Federal acaba de pousar no Aeroporto Marechal Rondon.
15h50 - Antes de desembarcar em Cuiabá, o presidente Lula sobrevoou focos de incêndio no pantanal de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.
15h44 - Antes mesmo de o presidente Lula (PT) desembarcar em Várzea Grande, a plateia que o espera para a cerimônia de entrega de residências populares já está “aquecida”, inclusive com gritos de protesto direcionados ao governador Mauro Mendes (União), que marchou ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Em um vídeo gravado por uma militante, é possível ouvir o coro de “fora, Mauro Mendes”.
15h32 - Grupo pequeno de bolsonaristas está nos arredores do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, para protestar contra a visita do presidente Lula à cidade. Com faixas pedindo para que os motoristas que trafegam pela região buzinem, eles fizeram um “churrasco" com pés de galinha e abóbora como forma de ironizar uma das promessas do petista de que a população voltaria a comer picanha em seu governo.
15h19 - O Governo Federal montou um forte esquema de segurança para a chegada do presidente Lula ao Aeroporto Marechal Rondon. A expectativa é que o presidente chegue por volta de 16h. Ruas próximas ao aeroporto estão fechadas, com presença de policiais federais e da guarda municipal de Várzea grande.
14h39 - O governador Mauro Mendes (UNIÃO) chegou acompanhado do secretário de Segurança, coronel PM César Augusto Roveri. Mendes logo se dirigiu à área reservada para autoridades, sem entrevista prévia aos veículos de comunicação presentes.
14h38 - O senador Jayme Campos (UNIÃO) também chegou ao aeroporto para acompanhar a agenda do presidente Lula. Jayme, que é natural de Várzea Grande, deve manter contato direto com Lula, principalmente na entrega de mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Colinas Douradas, evento previsto para o fim da tarde.
14h28 - Além de figuras públicas, populares também acompanham o evento. Sinezio Moreira Boaventura, 45 anos, empresário e apoiador do presidente, levou toda a família para acompanhar a visita de Lula. "São poucas as vezes que a gente tem uma visita dessa. Ainda mais sabendo o trabalho que ele vem fazendo. O olhar dele é um olhar para todos", comentou ao Olhar Direto.
14h20 - O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), chegou ao aeroporto para acompanhar a agenda com o presidente Lula. Stopa faz parte da Federação Brasil da Esperança e chegou a disputar internamente espaço para candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Lúdio Cabral (PT) acabou sendo o nome escolhido pelo grupo.
“Alegria. O presidente é uma pessoa popular, um governo voltado principalmente aos mais pobres. Esse é o motivo deu estar aqui. Um governo que defendo os trabalhadores, um governo que defende a população mais necessitada”, disse Stopa.
13h56 - Antes da chegada de Lula, o prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (SD), agradeceu em entrevista os feitos do presidente por Mato Grosso. “Foi no governo do presidente Lula que conseguimos levar o terminal ferroviário para Rondonópolis”, disse Pátio. O gestor avaliou ainda que a visita do presidente fortalece campanhas de candidatos do arco de aliança de Lula. “O Lula vai conquistar Mato Grosso, eu tenho certeza disso”.
13h30 - Faltando poucas horas para o desembarque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, a movimentação no local ainda é tímida. A reportagem do Olhar Direto já está no terminal e, como é possível ver pelas imagens gravadas agora há pouco, o fluxo é tranquilo e não há presença até mesmo de apoiadores do petista. O chefe do Planalto cumpre agenda em Várzea Grande, participando da entrega das unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e da inauguração das obras de ampliação do aeroporto e da autorização para a operação de voos internacionais.