Imprimir

Notícias / Política MT

MT quer prioridade de Lula nas BRs 158 e 242 e Ferrogrão; Mauro cita 'hipocrisia' em debates de obras próximas de terras indígenas

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

O governador Mauro Mendes (União) disse que pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que dê prioridade às obras das BRs 158 e 242 e da Ferrogrão para ajudar no escoamento de grãos produzidos pelo estado.

Leia também
Líder de mobilização de pescadores, Wilson nega a Mauro ser "mentor" das vaias em ato com Lula


Ele destacou que o Governo Federal se comprometeu a dar uma atenção especial às solicitações feitas por Mato Grosso, no entanto, foi enfático ao comentar que espera que a promessa não fique apenas nos discursos.

“Pedimos na 158, na 242, na Ferrogrão, quais foram os compromissos que o Governo Federal assumiu que faria em Mato Grosso. A 158 começou, mas ainda está em passos lentos, a 242 não começou e a Ferrogrão também não”, explicou.

Um dos motivos que estão “travando” a Ferrogrão, e a 158 são as proximidades das obras com terras indígenas. Na avaliação do governador, esse é um grande problema que o país enfrenta e que nenhum presidente teve a coragem de resolver a questão.

“Esse problema de terra indígena é uma grande hipocrisia que esse país enfrenta. Muitos governos passaram e ninguém foi capaz de resolver isso. Eu acredito que todo problema dá pra resolver tendo coragem, competência e estratégia”, frisou.

A BR-158 é uma rodovia que atravessa o país do norte a sul, a 252 conecta a região centro-oeste com a Bahia e a Ferrogrão é uma ferrovia que liga Sinop a Itaituba (PA) com objetivo de criar uma rota para escoar a produção de Mato Grosso para os portos do Arco Norte.

Os projetos foram apresentados pelo governo para que sejam incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Imprimir