Mauro alerta para impacto das mudanças climáticas na produção de alimentos: ‘precisamos de atitudes severas e corajosas” :: Notícias de MT | Olhar Direto
Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro alerta para impacto das mudanças climáticas na produção de alimentos: ‘precisamos de atitudes severas e corajosas”

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

O governador Mauro Mendes (União) reconheceu o impacto das mudanças climáticas na produção de alimentos, destacando a importância de ações globais para conter o aquecimento global, durante o encontro do G20 em Chapada dos Guimarães, nesta quinta-feira (12).

Leia também
"Se tem A, B ou C não fazendo nada, com certeza não é o Governo de MT", diz Mauro sobre combate aos incêndios florestais


Segundo ele, produzir alimentos é algo extremamente relevante para a paz mundial e ressaltou o papel de Mato Grosso como o maior produtor brasileiro de commodities agrícolas. Ele ainda enfatizou que apesar de ser um dos maiores polos produtores, o estado também faz o seu papel contribuindo para preservação do meio ambiente.

Aos ministros de estados de outros países, o governador destacou que 60% do território mato-grossense permanece da forma como foi descoberta pelos portugueses há mais de 500 anos.

 "Estamos acompanhando atentamente os esforços mundiais para conter todas as emissões de carbono que estão levando ao aquecimento global. Sabemos das drásticas e terríveis consequências que isso pode trazer para toda a humanidade, em todos os países, mas essencialmente na produção de alimento, produzir alimentos é algo extremamente relevante para a paz mundial, para o equilíbrio de todos os povos e exatamente isso que esse estado que representa”, afirmou.

“Estamos produzindo na casa de 100 milhões de toneladas, fazemos isso preservando 60% do nosso território, 60% do território do estado de Mato Grosso está exatamente como ele estava há mais de 500 anos, quando essa parte do planeta foi descoberta pelos portugueses”, acrescentou.

Ao abordar a realidade das mudanças climáticas, Mendes chamou a atenção para os eventos climáticos extremos que afetam o Brasil e outras partes do mundo destacando a falta de chuva que está afetando a safra deste ano.

"Estamos há quase cinco meses sem receber chuvas em nosso território, o que é apenas um exemplo de tantos outros registros ao redor do mundo que demonstram de forma inquestionável que as mudanças climáticas são uma realidade. Precisamos, com atitudes severas, corajosas e determinadas, mudar essa trajetória", enfatizou.
Imprimir