Prefeito cita volta de médicos, revoga decreto e UBSs retomam atendimentos agendados :: Notícias de MT | Olhar Direto
Imprimir

Notícias / Política MT

Prefeito cita volta de médicos, revoga decreto e UBSs retomam atendimentos agendados

Da Redação - Airton Marques

O prefeito Abílio Brunini (PL) assinou, no último sábado (08), o decreto (Nº 10.869) que reestabelece os atendimentos agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Sendo assim, tal possibilidade que havia sido suspensa para priorizar atendimentos espontâneos, volta a ocorrer normalmente.

Leia também
Abilio garante que extinção da Arsec não reduzirá arrecadação e detalha novo modelo regulatório

A revogação foi publicada na Gazeta Municipal em 7 de fevereiro e foi possibilitada pelo retorno às atividades de diversos profissionais de saúde que estavam de férias em janeiro. Com a recomposição das equipes médicas, tornou-se viável normalizar o fluxo de atendimentos e garantir a execução das atividades previstas pelo Ministério da Saúde.

O decreto menciona avanços no monitoramento e a resposta eficiente às medidas adotadas para reorganizar os serviços de saúde diante da emergência epidemiológica decretada pelo governo municipal. A nova decisão busca equilibrar a demanda por atendimentos espontâneos e consultas previamente agendadas.

Conforme estipulado no artigo 1º do decreto, as UBSs deverão retomar os agendamentos de consultas e demais atividades sem comprometer o atendimento espontâneo da população. A normalização inclui vacinação, fornecimento de medicamentos e outras ações essenciais, garantindo a continuidade das operações das unidades.

A medida entra em vigor imediatamente após a publicação, reafirmando o compromisso da administração municipal com a organização dos serviços de saúde e o atendimento à população.
Imprimir