Da Redação - Jardel P. Arruda
O governador Mauro Mendes (União) se disse feliz com o anúncio de que será apoiado por Jair Bolsonaro (PL) ao Senado por se tratar da “maior liderança da direita”, mas lembrou que ele mesmo já ouviu pessoalmente declarações de apoio do ex-presidente em outras ocasiões. O prefeito Abilio Brunini (PL) revelou ao
Olhar Direto que pessoas próximas de Bolsonaro garantem que Mendes e o deputado federal José Medeiros serão os dois candidatos apoiados pelo líder do movimento bolsonarista em Mato Grosso.
Leia também
Abilio garante que Bolsonaro 'bateu martelo' para apoio a Mendes e Medeiros ao Senado; Janaina estaria descartada
“Eu fico feliz quando eu recebo esse apoio dito por ele. Já ouvi isso algumas vezes do próprio presidente, talvez em reconhecimento ao grande trabalho que o governo de Mato Grosso está fazendo em nosso estado”, disse Mauro Mendes, na manhã desta sexta-feira (12), no Aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande.
Para Mauro Mendes, Bolsonaro representa um movimento suprapartidário de insatisfação com a política, com a falta de entrada da administração pública e por isso o apoio poderia vir justamente por conta do resultados da gestão em Mato Grosso.
“O presidente Bolsonaro é o maior líder da direita brasileira. É um movimento forte que representa muito mais do que uma sigla direita. São pessoas que estão insatisfeitas com a política, estão insatisfeitas com os políticos, estão insatisfeitas com os resultados que o poder público tem entregue ao cidadão nesse país ao longo das últimas décadas”, explicou.
E apesar de avaliar ser muito provável a candidatura em 2026, Mauro ainda deixou em aberto se irá ou não participar do processo eleitoral e repetiu o discurso de foco na gestão estadual. Ele aproveitou a oportunidade para exaltar os feitos do governo do estado.
“Olha, eu primeiro tenho que decidir ser candidato. É provável que talvez eu seja candidato no ano que vem. Mas o meu foco, eu sempre falei isso e vou continuar repetindo, o meu foco é trabalhar e honrar os compromissos que eu assumi de entregar um Estado muito melhor. Nenhum mato-grossense que tem o menor nível de bom senso deixa de reconhecer que hoje o Mato Grosso é muito melhor do que alguns anos atrás em todas as áreas”, disse.
O anúncio de Abilio faz parte de uma movimentação para isolar a pré-candidatura ao Senado da deputada estadual Janaina Riva (MDB), nora do senador Wellington Fagundes (PL), que ganhou força nas manifestações do dia 7 de setembro. Janaina e Wellington vinham se aproximando e já era projeto que em 2026 ela fosse a candidata da chapa bolsonarista ao lado de Medeiros.
Tanto Janaina quanto Wellington afirmaram que a aproximação entre MDB e PL não seria discutida em nível estadual, mas sim no âmbito federal, através do presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, e o ex-presidente Michel Temer (MDB). Contudo, Abílio se movimentou indo a Brasília para buscar uma chancela do apoio de Bolsonaro a Mauro e Medeiros.