O site Brasil Cooperado, administrado pelo marqueteiro goiano Maurício Coelho, foi alvo da Operação Short Code, na manhã desta sexta-feira (12). Segundo as investigações, o portal teria sido criado para espalhar fake news contra a atual administração e prestadores de serviço da Unimed Cuiabá.
Leia mais
Operação mira quadrilha acusada de realizar ataques cibernéticos contra diretoria da Unimed Cuiabá; site bloqueado
De acordo com a polícia, a estratégia do marqueteiro era criar uma atmosfera de pânico e animosidade entre os médicos da cooperativa. Além disso, os ataques teriam como objetivo disfarçar irregularidades da antiga gestão, que já haviam sido alvo de processos na Justiça.
Com a operação, a Justiça determinou que os sites e páginas envolvidos nos ataques fossem excluídos imediatamente.
A investigação da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) apura crimes de calúnia, difamação, injúria majorada, perseguição, uso de identidade falsa e associação criminosa, praticados contra a cooperativa e seus dirigentes. Segundo a DRCI, as apurações tiveram início em 2024, após a descoberta do site falso que disseminava informações enganosas sobre o plano de saúde e seus gestores.
Por meio de nota, a Unimed Cuiabá reforçou que segue trabalhando com responsabilidade e transparência, mantendo sua atuação pautada no compromisso de oferecer cuidado e segurança a beneficiários, médicos cooperados e parceiros.
Veja a nota
A Unimed Cuiabá reforça que segue trabalhando com responsabilidade e transparência, mantendo sua atuação pautada no compromisso de oferecer cuidado e segurança a seus beneficiários, médicos cooperados e parceiros. Os atendimentos e serviços permanecem garantidos.