Imprimir

Notícias / Educação

No PR, professora dá aula para 2 turmas ao mesmo tempo

G1

Em uma escola da rede estadual em Maringá (PR), uma professora tem que dar aula para turmas diferentes ao mesmo tempo por causa da falta de docentes. Quando isso não é possível, os alunos ficam sem aula mesmo.

Após o atraso no calendário por conta da nova gripe, agora são as licenças médicas ou por atestados que têm preocupado os pais de alunos.

Nesse colégio em que a professora dá aula para duas salas simultaneamente, há oito professores a menos, todos com problemas de saúde. Mesmo quando não é hora do recreio, há alunos no pátio em pleno horário de aula.

Enquanto a professora dá aula em outra sala em frente, uma aluna passa a lição na lousa. Em seguida, a professora corre para a outra sala e faz o mesmo, o que deixa a situação complicada para quem ensina e para quem quer aprender. “Fica difícil. O professor sai e volta. A gente não aprende direito”, diz uma estudante.

O problema tem sido tão frequente que os pais estão preocupados com o fim do ano letivo. Uma mãe conta que já teve dia em que o filho foi dispensado de todas as aulas por falta de professores.

“Já entrei em contato várias vezes com o núcleo regional e eles dizem que não tem professor substituto e que a contratação vai demorar bastante. Enquanto isso, as crianças estão perdendo muitas aulas”, diz Edilene Araújo, mãe de aluno.
Imprimir