Imprimir

Notícias / Política MT

"Às vezes não é incompetência, faltam recursos", diz Ferreira

Da Redação - Thalita Araújo

O prefeito de Jauru e presidente da Associação Mato Grossense de Municípios (AMM), Pedro Ferreira, afirmou na manhã desta quinta-feira (5) durante abertura do VI Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, que muitos dos gestores municipais acusados de incompetência na verdade sofrem é de falta de recursos. Ovacionado pelos prefeitos presentes no evento, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, Ferreira disse ser este o melhor momento para tentar reverter a situação.

"Este é o momento de nos unirmos, porque estamos em crise econômica. É a hora de repensar tudo e criar uma nova maneira de gestão. E hoje, deste encontro, vai nascer uma nova ideia sobre ser prefeito", discursou Ferreira.

O prefeito lamentou que a redução no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) chegou a ser de 25%. "Nós temos que ficar 'mendigando'". Ele acrescenta que sem recursos muitos serviços deixam de ser feitos nos municípios. "E aí o prefeito é chamado de mau caráter, de incompetente", frisou.

Pedro Ferreira também reclamou do descaso do governo quanto aos programas federais, como o Bolsa Família. "Eles criam e criam programas. Mas quem é que paga mais? Os prefeitos é que têm de bancar estrutura, funcionários e outras coisas. Que o governo continue criando esses programas, mas que crie um mecanismo financeiro para ressarcir os municípios", afirmou.

Ainda demonstrando insatisfação com a administração federal, Ferreira disparou que "o governo traça muitos mecanismos para que os municípios não cheguem ao dinheiro, enquanto os prefeitos muitas vezes nem têm direito de 'brigar'pelos recursos".
Imprimir