Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Smartphones e Macs serão alvos principais de criminosos virtuais em 2010

Folha Online

Ao lado de smartphones, os computadores pessoais da Apple, os Macs, serão as plataforma prediletas de criminosos virtuais em 2010. Esse é o preço da popularidade destes dispositivos, de acordo com uma análise da empresa de segurança em softwares Symantec, divulgada nesta quarta-feira (25).

"Com a ascensão de campanhas, Macs sendo vendidos em shoppings, planos de dados mais baratos para smartphones, a tendência é que aumentem os códigos maliciosos para estas plataformas", afirma André Carraretto, gerente de engenharia da Symantec Brasil.

"As pessoas têm a sensação de que o Macintosh é seguro, mas já existem entre 1.000 e 2.000 vírus para esta plataforma", diz.

Procurada pela Folha Online, a assessoria de imprensa da Apple não foi localizada para comentar o assunto.

Nos smartphones, a tendência também se agrava. "Existem hoje códigos maliciosos específicos para telefones --em mensagens MMS, por exemplo. A partir do momento em que o usuário as abre, o código executa uma série de atividades criminosas. Pode haver rapto de agenda (com a solicitação posterior de um pagamento), roubo de fotos ou de contatos contidos no aparelho. É algo que já está acontecendo", explica Carraretto.

O diretor de engenharia da Symantec para a América Latina, Paulo Vendramini, informa que há pacotes de segurança voltados para o Mac e para smartphones.

"O ideal é que os usuários de ambos tenham um. Se, em um computador [cujo acesso à internet ocorre por apenas uma porta] já há problemas, com o smartphone, que tem três [WiFi, bluetooth e a própria antena, na qual também existe uma rede de dados], é mais recomendado ainda", observa.
Imprimir