Imprimir

Notícias / Cidades

Pacientes com dengue de MT lotam hospitais de Goiânia

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Os casos de dengue com suspeita de serem hemorrágicas na região do Araguaia estão superlotando os hospitais de Goiânia (GO), segundo informou o secretário de Saúde de Aragarças (GO), Wladimir Marcelo. O secretário foi notificado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás devido ao fato de o seu município estar absorvendo pacientes de outro estado. É o caso dos pacientes procedentes da vizinha Barra do Garças, de Mato Grosso.

Segundo o secretário goiano, as ambulâncias mato-grossenses levam os pacientes para Goiânia em estado grave. Estes acabam aparecendo no sistema como pacientes de Aragarças, aumentando o índice de dengue do município. “Os médicos perceberam essa situação e estão pedindo para enviar os pacientes mais cedo, antes que entrem em estado crítico”, frisou. Segundo o secretário, os pacientes estão chegando muito debilitados em Goiânia, dificultando assim o diagnóstico e a cura. “De dez exames de contraprova que eu realizei somente um foi aqui, os outros nove foram em Barra do Garças”, argumentou.

O secretário admite que vai chamar a secretária de Saúde de Barra do Garças, Daniela Salun, para conversar e propor outra alternativa para o impasse. A alegação da secretária Daniela é de que nunca consegue vaga em Cuiabá devido à burocracia e à falta de leitos na capital do estado.

No mês de novembro, a secretária barra-garcense acionou o Ministério Público do Estado (MPE) por meio do promotor Marcos Brantz para que ajude a conseguir vagas hospitalares em Cuiabá.

Em todo o estado foram registradas até agora 55 óbitos por dengue. Desses óbitos, 50 foram confirmados e cinco estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES-MT.


Imprimir