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Domingo, 09 de junho de 2024

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Mercado no etanol sofre retração em 2012

O que os agentes do setor do etanol já sabiam está consolidado no documento apresentado pela ANP no 8º Seminário de Avaliação do Mercado de Derivados de Petróleo e Bicombustíveis. O evento ocorreu na última quinta-feira (28) e trouxe a público uma compilação com os números da comercialização de combustíveis no país em 2012.


Os resultados do ano passado evidenciam o encolhimento do mercado do etanol. Enquanto a comercialização de todos os combustíveis cresceu no país durante os últimos quatro anos, o consumo de etanol sofreu retração. Mesmo o etanol anidro, misturado à gasolina, teve uma pequena baixa. O fraco desempenho é resultante da restrição da mistura do anidro, que de 25% passou para 20% em outubro de 2011. Com isso, apesar do forte crescimento no consumo de gasolina C, a baixa não foi totalmente neutralizada. O saldo foi uma comercialização de 7,94 bilhões de litros, ou seja, 0,2% menor do que a registrada em 2011, quando o volume negociado foi de 7,95 bilhões de litros.

Já o etanol hidratado amargou uma queda de 9,6% na comparação entre 2012 e 2011. Com a política brasileira de subsídio ao preço da gasolina, o biocombustível de cana não conseguiu alcançar patamares competitivos para o consumidor. O desempenho é ainda pior quando o número do ano passado, de 9,85 bilhões litros, é comparado ao de 2009, ano em que a comercialização do hidratado alcançou o melhor índice, chegando a 16,47 bilhões de litros. Ou seja, em 2012 o consumo encolheu 59,49% na relação com 2009 (veja abaixo diversos gráficos com detalhes do mercado de etanol).

Somada a comercialização de etanol anidro e hidratado no país em 2012, os volumes chegam a 17,79 bilhões de litros. A quantidade total é 5,6% menor do que a registrada em 2011, quando se atingiu 18,85 bilhões de litros.
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