Olhar Agro & Negócios

Sábado, 01 de junho de 2024

Notícias | Jurídico

HELICOVERPA

Indea e setor produtivo não foram notificados pela Justiça sobre proibição do benzoato

Foto: Divulgação

Indea e setor produtivo não foram notificados pela Justiça sobre proibição do benzoato
O Instituto de Defesa Agropecuária em Mato Grosso (Indea) e o setor produtivo no Estado ainda não foram notificados quanto à decisão da Justiça Federal em Mato Grosso sobre a proibição do uso do benzoato de emamectina. O instituto e o setor produtivo aguardam o parecer para tomar as providências necessárias.


O benzoato de emamectina é uma das ferramentas para o controle da lagarta Helicoverpa Armigera, que somente nesta safra 2013/2014 já causou prejuízo de aproximadamente R$ 1 bilhão aos produtores de soja.

Leia também
Proibição do uso de benzoato de amamectina pode influenciar o contrabando do produto
Helicoverpa já soma quase R$ 1 bilhão em prejuízos aos produtores de soja de MT

Segundo o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Indea-MT, Ronaldo Medeiros, a entidade ainda não foi notificada com a decisão da Justiça Federal em Mato Grosso. “Aguardamos a notificação para ver os próximos passos, pois ainda não sabemos o conteúdo da decisão da juíza. Assim que tivermos conversaremos com o setor produtivo e avaliaremos se entramos ou não com recursos”.

O setor produtivo também não foi notificado, conforme o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Luiz Nery Ribas. “Apesar da proibição do uso é preciso que o produtor siga com o manejo integrado e o monitoramento de a Helicoverpa Armigera”.

Ribas comenta que a lagarta na Austrália está presente há 50 anos e se tem o controle com o manejo integrado e o monitoramento
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet