Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 10 de junho de 2024

Notícias | Agronegócio

Estimativas

23% das lavouras de soja devem ter sofrido avarias por muita umidade

04 Mar 2013 - 07:28

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo

23% das lavouras de soja devem ter sofrido avarias por muita umidade
Estimativas apontam que pelo menos 23% de toda a soja plantada no Estado nesta safra 2012/2013 tenham sofrido avarias por conta das condições climáticas, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Carlos Fávaro.


De acordo com o presidente, apesar do alto índice estimado de avarias, as expectativas são de que até o final da colheita apenas 2% ou 3% de toda a soja seja perdida.

Valor Bruto da Produção da soja em 2013 deve crescer 30%, avalia CNA

Essa porcentagem de grãos inutilizáveis é considerada pequena e não compromete o setor. No entanto, as avarias provocam redução do valor de mercado do grão e, certamente, isso vai provocar algum desconforto no planejamento financeiro dos produtores.

“É uma excepcionalidade. Sabemos que depender das condições climáticas é sempre um risco, mas nunca esperamos que uma situação desta vá ocorrer”, afirma Fávaro, comentando que as chuvas intensas em janeiro e parte de fevereiro atrapalharam a colheita e causaram o apodrecimento de muitos grãos no pé.

Aprosoja solicita na justiça de Mato Grosso que Monsanto apresente patentes da RR2

Além dessas perdas, Carlos Fávaro pontua que o setor mais afetado será o de sementes, prejudicado, sobretudo, na produção de variedades de ciclo precoce.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet