Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Economia

Maior peso

Impostos em presentes e jantares podem tirar a emoção do Dia dos Namorados

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Impostos em presentes e jantares podem tirar a emoção do Dia dos Namorados
Os impostos embutidos nos presentes e demais itens relacionados ao Dia dos Namorados podem tirar a emoção dos apaixonados na data. Em alguns itens a tributação pode significar mais da metade do preço ao consumidor final, como é o caso de joias e maquiagem importada contam com 50,44% e 69,53% de impostos, respectivamente, na formação de seus preços, enquanto livros possuem apenas 15,52%.


Leia mais:
Cuiabá tem a 7ª cesta básica mais cara do Brasil; feijão e batata são os vilões

O levantamento é do Instituto de Planejamento e Tributação (IBPT). Para os mais românticos e que não dispensam um jantar a dois no Dia dos Namorados, a carga tributária equivalerá a 32,31% do valor total da conta, isso somente referente aos serviços do estabelecimento. A pizza é taxada em 36,54%, o fondue de queijo em 36,54% e o fondue de chocolate em 38,51%. Nas bebidas mais da metade dos preços serão impostos. No vinho 54,73% e o champagne 59,49%.

Alguns presentes tradicionais, como é o caso do chocolate, também não estão livres da carga tributária e de reajustes por parte do governo federal. O chocolate que tinha uma alíquota de 38,60% passou a ser taxado em 38,61% no início deste mês.

Os presentes com menor taxação são os bichinhos de pelúcia (29,92%), buquê de flores (17,71%), hospedagem em hotel (29,56%) e livros (15,52%).

O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, explica que a elevada carga tributária dos presentes impede que o contribuinte consuma mais e melhor. “A cada ano, a elevada carga tributária sobre os produtos e serviços, aumentando o preço desses, torna a tarefa de escolher o presente para a pessoa amada um verdadeiro desafio”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet