Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

RETA FINAL

Colheita da safra de soja em Mato Grosso alcança 84%

Conforme o acompanhamento de colheita do Imea, a região do Estado onde as colheitadeiras mais avançaram até o momento é a Médio-Norte, com cobertura de 93.3%. O município de Ipiranga do Norte, localizado naquela região, lidera os trabalhos em âmbito estadual com 98%

Foto: Agro Olhar - Alexandre Alves

Em Sinop a colheita da safra de soja tingiu 88% esta semana

Em Sinop a colheita da safra de soja tingiu 88% esta semana

A colheita da safra de soja em Mato alcançou 84.6% esta semana, segundo informou, nesta sexta-feira de manhã, boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Mesmo com as chuvas durante a semana, o índice de área coberta avançou 13.2 pontos porcentuais em relação ao período anterior, quando, em 6 de março, 71.4% da área estavam ceifadas. O avanço corresponde a 1.1 milhão de hectares com a oleaginosa colhidos em sete dias.

Conforme o acompanhamento de colheita do Imea, a região do Estado onde as colheitadeiras mais avançaram até o momento é a Médio-Norte, com cobertura de 93.3%. O município de Ipiranga do Norte, localizado naquela região, lidera os trabalhos em âmbito estadual com 98%. Na sequencia estão Vera (97.5%), Sorriso (97%), Lucas do Rio Verde (96%), Nova Ubiratã (95%) e Nova Mutum (92%).

Comercialização da safra de soja se aproxima dos 70% em Mato Grosso
Conab reduz estimativa de safra de grãos em quase 5 milhões de toneladas

Em seguida está a região Oeste de Mato Grosso, onde as máquinas já colheram 90.9%, capitaneado por Campo Novo dos Parecis (93%), seguido por Sapezal (90%), e Campos de Júlio (89%).

No Sudeste mato-grossense o índice de ceifa da oleaginosa é de 88.5%, liderado por Campo Verde e Primavera do Leste (93%), Jaciara e Santo Antônio do Leste (87%) e, Alto Garças (80%). No Centro-Sul do Estado o porcentual colhido é de 84.2%, Noroeste 77%, Norte 75% e, Nordeste, 56.2%.

Em relação à safra anterior, a colheita está 0.6 ponto porcentual atrasada, já que, em 14 de março de 2013, o índice era de 85.2%. Ainda de acordo com o Imea, a produtividade média encontrada até o momento nas lavouras gira em torno de 53.1 sacas de 60 quilos por hectare.

Em todo o Estado, a área plantada é de 8.296 milhões de hectares e a produção estimada gira em 26.4 milhões de toneladas de soja.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet