Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Logística

transporte de cargas

Cidinho defende abertura de regional da Antaq em Cuiabá para acelerar projetos de hidrovias

Foto: Reprodução

Senador participou de sabatina na Comissão de Infraestrutura do Senado

Senador participou de sabatina na Comissão de Infraestrutura do Senado

O senador Cidinho Santos (PR) defendeu nesta quarta-feira (26.3) a implantação em Cuiabá de um escritório de apoio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A sugestão foi feita durante sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado (CI) que sabatinou dois indicados a cargos de direção na Antaq.

“Cuiabá é a capital do estado que é o maior produtor nacional de grãos e enfrenta problemas com o escoamento. A sugestão é para facilitar a pesquisa em infraestrutura hidroviária, que ainda caminha a passos lentos”, justificou o parlamentar.

Leia mais
Rios Madeira e Tocantins são foco em simpósio sobre viabilidade de hidrovias brasileiras
Sobrinho desabafa, critica logística precária em MT e diz que governos não têm compromisso com Brasil

Indicado para assumir cargo na direção da autarquia federal, um dos sabatinados, Mário Póvia, disse que é possível estudar a implantação de uma nova regional em Mato Grosso, já que existe uma em Corumbá (MS).

Ele lembrou, no entanto, que a regional de Corumbá tem atendido ‘a contento’ as necessidades da Agência e avaliou que a Antaq pode ampliar o foco de atuação no Estado.

“Há possibilidade de dirigirmos um foco maior de atuação da agência. Trabalhar uma logística interna que permita aos fiscais visitarem com mais frequência a região de Mato Grosso”, observou.

Questionado por Cidinho sobre os motivos que impedem a navegação de cabotagem (através da costa), Póvia disse que não há no Brasil áreas destinadas à cabotagem.

Ele lembrou que a Antaq detém estudos ‘sólidos’ com diagnóstico pronto sobre o tema, mas admitiu que há dificuldade na movimentação de mercadoria ‘porta a porta’.

O indicado ao cargo citou a burocracia quando ocorre ‘transbordo’ nos portos, que é encontro entre cargas por via rodoviária, ‘congestionando’ todo o sistema.

“O modal rodoviário responde muito bem, mas quando acontece o transbordo ocorre o que chamamos de burocracia maior dentro do porto. Acredito que é possível alcançar novos modelos de transporte de cargas, como a hidrovia, por exemplo, e há portos ociosos que poderiam funcionar muito bem como postos de cabotagem, como os portos de Pelotas (RS), Cabedelo (PB) e o de Ilhéus (BA)”, sugeriu.

Também foi sabatinado pelos senadores Fernando José de Pádua Costa Fonseca, cotado para dirigir a agência.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet