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Sábado, 27 de abril de 2024

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elefante branco?

Questões indígenas impedem que eclusas no Teles Pires-Tapajós sejam prioridade para Ministério dos Transportes

Foto: Reprodução

Solução para hidrovias esbarra em questões indígenas e ambientais

Solução para hidrovias esbarra em questões indígenas e ambientais

A construção de eclusas nas barragens de rios onde estão sendo construídas usinas hidrelétricas em Mato Grosso não é prioritária, neste momento, para o Ministério dos Transportes. A avaliação é do diretor do Departamento de Programa de Transportes Aquaviários do Ministério, Luziel Reginaldo de Souza, que aponta questões indígenas e ambientais como os maiores entraves para investimentos federais.

Ele foi um dos palestrantes de audiência pública, nesta quarta-feira (2) da Comissão Especial da Câmara Federal para discutir o projeto de lei 5.335/20089, do Senado, que trata dos dispositivos para transposição hidroviária de níveis.

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Segundo ele, no caso da usina Teles Pires, há uma série de questões indígenas que precisam ser resolvidas antes que investimentos bilionários sejam feitos pelo governo.

“Corremos o risco de transformar estas eclusas em elefantes brancos, sem utilização, porque há uma série de empecilhos a serem resolvidos na questão indígena. Hoje a prioridade absoluta é construir eclusas em barragens onde não há estas questões”, sustentou.

O deputado federal Roberto Dorner (PSD-MT) fez um apelo para que o governo federal inclua nos projetos de construção e hidrelétricas a construção de eclusas nas barragens de rios para viabilizar a navegabilidade.

Segundo ele, a construção de eclusas após barragens encarece empreendimento em cinco vezes. Para o parlamentar, a falta de medidas para garantir a navegabilidade é motivo de grande preocupação no setor produtivo.

“Cinco barragens estão sendo construídas sem a previsão de eclusas. Sabemos que quando as esclusas são feitas posteriormente, os valores ficam cinco vezes maior. Será que não era conveniente agir preventivamente?”, questionou Dorner.

“Para o norte de Mato Grosso seria muito bom. Nossa região, no rio Tapajós até Sinop, será navegável. Precisamos de eclusas, pois o transporte em Mato Grosso é o mais caro do país”, ressaltou.

Dorner disse que questões indígenas não podem impedir o desenvolvimento do setor produtivo.

"Não pode meia dúzia de índios ditarem as regras. Há a necessidade de construção destas eclusas. Eles não podem segurar o desenviovimento. Precisamos resolver esta questão", finalizou ao final da audiência pública.
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