Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Agronegócio

FONTE DE FINANCIAMENTO

Mercado de capitais é uma saída para o agronegócio em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli - Agro Olhar

Mercado de capitais é uma saída para o agronegócio em Mato Grosso
Em média a demanda por financiamento no setor do agronegócio cresce 20% ao ano e o acesso ao mercado de capitais é uma das saídas para o segmento, em especial em Mato Grosso. O assunto foi debatido nesta quarta-feira (9) durante o “Seminário de Mercados Capitais – Fonte de Financiamento para commodities”.


No evento foram debatidos o mercado de capitais como alternativa de financiamento, o financiamento no agronegócio, benefícios existentes no financiamento do agronegócio por meio do mercado de capitais, o agronegócio no mercado de capitais e como acessar o mercado de capitais.

De acordo com o diretor da Octante Securitizadora e um dos organizadores do evento em Cuiabá, William Trosman, o objetivo do Seminário de Mercados Capitais – Fonte de Financiamento para commodities” é divulgar os atrativos de financiamentos para o agronegócio por meio do mercado de capitais. “O agronegócio é altamente demandante de financiamento, devido o aumento da produção e de preços de insumos e das dificuldades com logística”, diz. Somente na safra 2013/2014 apenas a produção de soja cresceu 10,54% em relação à safra 2012/2013. No atual ciclo 26,1 milhões de toneladas de soja foram colhidas.

Leia também:
Movimentação esperada na Parecis SuperAgro é de R$ 80 milhões
Comercialização do milho segue atrasada e ainda restam 90 mil t da safra passada para serem vendidas

Trosman comenta que ao ano cresce aproximadamente em 20% a demanda por financiamento. “As linhas de financiamento do governo e dos bancos provados não conseguem acompanhar a demanda dos produtores, principalmente em Mato Grosso que é um dos Estados mais pujantes em produção e com tecnologia avançada”.

O assunto é realizado, comenta Trosman, em todo o país. Na semana passada um seminário nos mesmos moldes e temas foi feito em Ribeirão Preto (SP). “Viemos mostrar quais as alternativas de financiamento existem para o agronegócio através do mercado de capitais, que pode ser acessado desde o produtor até a indústria”.

Conforme o sócio da Santos Neto Advogados, em São Paulo (SP), Gabriel Leutewiler, hoje toda a produção agropecuária brasileira está concentrada no Centro-Oeste, principalmente Mato Grosso que deverá colher 46,4 milhões de toneladas na safra 2013/2014, cerca de 25% das 188,7 milhões de toneladas a serem produzidas no Brasil, como aponta a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). “O acesso de financiamento por meio do mercado de capitais é maior. O produtor tem acesso direto com os poupadores, não necessitando do intermédio do banco”, explica

O advogado da Santos Neto Advogados, Márcio Ricardo, revela que o financiamento através do mercado de capitais pode ser pago é feito em média de três anos. “O tempo de pagamento do financiamento depende da característica do produtor e do tipo de commoditie”.

Para o gestor do núcleo técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Walter Valverde, o seminário é algo inédito no Estado. “O que falta aqui é linhas de financiamento”, declarou ele.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet