Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Logística

ação integrada

Agendamentos de caminhões em Santos chegou a 95% e reduziu fila de espera, diz governo

Foto: Reprodução/G1

Filas de carretas foram menores em 2014, afirmam ministros

Filas de carretas foram menores em 2014, afirmam ministros

O agendamento da chegada de veículos aos terminais do Porto de Santos foi uma das principais medidas adotadas pelo governo federal para reduzir o volume de caminhões à congestionados. Segundo dados da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), em janeiro, quando teve início o monitoramento, 69% dos caminhões com destino ao maior porto do país estavam agendados. No final de abril, esse percentual chegou a 95%.

Leia também
Estradas em Mato Grosso estão em completo abandono, revela Acrimat em Ação
Organização no porto de Santos ajuda para que de 6,7% no frete da soja

Os dados foram apresentados nesta terça-feira (06), em Brasília, pelos ministros dos Transportes, Cesar Borges, da Agricultura, Neri Geller, e da Secretaria Especial dos Portos, Antônio Henrique Silveira.

O agendamento foi uma das ações propostas pelo Grupo Interministerial (GTI) para Gestão do Escoamento da Safra, instituído em abril de 2013 por meio da Portaria 231/2013 para evitar congestionamentos no primeiro quadrimestre deste ano.

Levantamento da SEP detectou em 25 de março o recorde histórico de movimentação, com 2.967 veículos aguardando o momento de carregar ou descarregar produtos.

Foram implementadas as seguintes ações: implantação de relatórios gerenciais de monitoramento; reforço do contingente da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo; criação do Pátio Sumaré com capacidade para 350 caminhões por dia e expansão para 500; e criação da Central de Monitoramento da Companhia Docas de São Paulo (Codesp).

Também foi implementado um Plano de Ação Integrada para Atende o Sistema Anchieta Imigrantes, em São Paulo. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANtaq) intensificaram a fiscalização nas rodovias e nos terminais portuários quanto ao cumprimento das regras de agendamento. A soja foi o produto que mais movimento ou portos.

Atualizada às 16h02

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet