Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Logística

melhor escoamento

Ministro estima que ações integradas reduziram em 10% custo de frete em relação a 2013

Foto: Reprodução

Menos tempo de espera tornou operações menos onerosas nos portos

Menos tempo de espera tornou operações menos onerosas nos portos

O custo do frete caiu 10% em 2014 em relação a 2013 depois de desencadeadas as ações integradas desencadeadas pelos Ministérios dos Transportes, Agricultura e pela Secretaria dos Portos para melhorar o escoamento da produção agropecuária.

A estimativa foi feita nesta terça-feira (06) pelo ministro dos Transportes Cesar Borges durante divulgação de ações do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para Gestão do Escoamento da Safra 2013/2014.

Leia também
Agendamentos de caminhões em Santos chegou a 95% e reduziu fila de espera, diz governo
Carretas com soja de Mato Grosso ficam paradas em atoleiros na BR-163

“As ações acabaram com as filas de caminhões, organizamos a logística e os veículos perderam menos tempo e perderam menos dinheiro”, afirmou Borges.

De acordo com o ministro, a tendência é reduzir ainda mais este custo a partir da utilização dos portos da região norte do país para escoar a produção de soja de Mato Grosso.

“Não deixaremos de usar o Porto de Santos. A soja do Rio Grande do Sul continuará saindo por Rio Grande, mas a soja de Mato Grosso sairá pela calha norte, que terá melhor custo de frete no futuro”, destacou Borges sem, no entanto, definir um percentual de redução no longo prazo.

Ainda segundo Cesar Borges, 647 mil toneladas de soja foram escoadas em 2014 através de ferrovias. Ele destacou a importância do início das operações do terminal da Ferronorte em Rondonópolis que diminuiu o volume de carretas nas estradas. 

O ministro disse ainda que o governo não descarta utilizar nenhum dos modais disponíveis para o transporte de cargas.

“A ferrovia Norte Sul e a ferrovia Carajás será um vertente de exportação de soja do centro-oeste que poderá escoar soja saindo por Itaqui (MA). Será uma porta para a Europa, costa leste norte-americana. Não vamos abrir mão de modal nenhum, vamos trabalhar com todas as possibilidades de modal”, sustentou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet