Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política

LOGÍSTICA EM MT

Geller quer governo concentrando os esforços para concluir as rodovias

No segmento ferroviário, o ministro aponta a importância da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), em Mato Grosso, que ligará inicialmente os municípios de Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO), no eixo da Ferrovia Norte - Sul

Foto: Assessoria

Conforme o ministro, esses empreendimentos são fundamentais para o escoamento da produção de grãos do Mato Grosso

Conforme o ministro, esses empreendimentos são fundamentais para o escoamento da produção de grãos do Mato Grosso

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, disse nesta quarta-feira (7), durante reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLOG), que o governo deve concentrar esforços em estudos e propostas que possam resultar na conclusão de rodovias fundamentais para o agronegócio.

A CTLOG é vinculada ao Ministério da Agricultura e integrada por representantes do setor público e privado. De acordo com Neri Geller, a Câmara tem que acompanhar de perto as ações do governo federal para a conclusão da BR-163 até Santarém (PA), da BR-158 ligando Mato Grosso e Pará, da BR-242 entre Sorriso e Ribeirão Cascalheira, além da revitalização da BR-282, entre São Miguel do Oeste (SC) e Florianópolis.

Conforme o ministro, esses empreendimentos são fundamentais para o escoamento da produção de grãos do Mato Grosso e de carnes de aves e suínos de Santa Catarina, pois reduzirá o custo de transporte, ampliando a competitividade desses produtos.

Leia também
Caixa aumenta crédito agropecuário para R$ 6 bilhões na safra 2014/15
Publicada regulamentação do CAR e produtores têm um ano para legalizar

No segmento ferroviário, o ministro aponta a importância da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), em Mato Grosso, que ligará inicialmente os municípios de Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO), no eixo da Ferrovia Norte - Sul. Em uma segunda etapa, essa ferrovia será estendida até Porto Velho (RO).

Geller pontuou também a Ferrovia do Milho, ligando Maracajú (MS) a Cascavel (PR), que deverá reduzir o custo do abastecimento do cereal para as plantas de avicultura e suinocultura localizadas na região Oeste dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O secretário da Câmara de Infraestrutura e Logística do Agronegócio, Carlos Alberto, afirmou que o Ministério da Agricultura “vai articular com os órgãos de governo responsáveis pela execução das obras estruturantes indicadas para que os prazos de construção e adequação desses empreendimentos sejam cumpridos, facilitando o escoamento da produção dentro do país”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet