Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Logística

silos e armazéns

Oferta de crédito para armazenagem reduzirá filas de caminhões, avalia ministro

Foto: Aprosoja

Produção elevada e falta de logística deixou milho a céu aberto em MT

Produção elevada e falta de logística deixou milho a céu aberto em MT

A oferta de recursos federais voltados para a armazenagem de grãos a ser disponibilizada nos próximos cinco anos, casada com melhoria dos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, será foi um dos fatores responsáveis pela redução das filas de carretas em direção aos portos do sul e centro-oeste.

A avaliação foi feita pelo ministro da agricultura Neri Geller, nesta semana, em Brasília, durante divulgação de um balanço sobre ações voltadas ao escoamento da produção na safra.

Leia também
Estoques finais de soja devem cair 46% em Mato Grosso com demanda aquecida
Ministro Geller diz que governo avalia ampliar recursos para armazenagem

Segundo ele, a perspectiva, a partir do crédito ofertado, é que nos próximos cinco anos o volume de financiamentos possibilite aumentar em mais de 65 milhões de toneladas a capacidade estática do país.

Ele lembra que foram disponibilizados pelo Ministério da Agricultura R$ 4,5 bilhões para a agricultura empresarial construir e reformar armazéns durante a safra 2013/2014. Ao todo, foram contratados 80% desses recursos (R$ 3,58 bilhões).

“Com aumento da capacidade de armazenagem, espera-se que os produtores não precisem escoar a produção imediatamente, fazendo primeiramente o estoque e desafogando o tráfego nas vias de acesso aos portos”, salientou.

A produção crescente e falta de estrutura dos estoques da Conab tem deixado toneladas de grãos de milho a céu aberto em Mato Grosso todos os anos.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet