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Quinta-feira, 09 de maio de 2024

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GARGALOS

Comissão da Câmara promove debate sobre alternativas ao sistema logístico brasileiro

Foto: Reprodução

Comissão da Câmara promove debate sobre alternativas ao sistema logístico brasileiro
Deputados federais farão uma pausa na campanha eleitoral para participarem de audiência pública na próxima terça-feira (2.9) que vai debater alternativas par a melhoria do Sistema Logístico Brasileiro. O debate vai ocorrer na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara a partir das 10 horas (horário de Brasília).

Foram convidados o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística do Ministério dos Transportes, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, o analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Matheus Braga de Castro e o professor doutor em Logística da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), representando também o Conselho Federal de Administração (CFA), Antonio Jorge Cunha Campos.

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Também devem estar presentes o professor adjunto e doutor em Engenharia dos Recursos Naturais da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Antônio de Lima Mesquita, o presidente do Conselho Regional de Administração do Estado do Amazonas (CRA-AM), José Carlos de Sá Colares, o sócio-diretor da Macrologística Ltda, Luiz Fernando Ferreira, e o presidente do Instituto Aimberê Freitas, Aimberê Freitas.

O debate foi proposto pela deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM), segundo a qual é consenso nacional que o sistema logístico brasileiro é deficitário

“Tanto que está em curso o Programa Nacional de Logística Integrada, o PNLI, que prevê investimentos de R$ 133 bilhões, até 2025, para modernizar o sistema de transportes”, destaca em entrevista à Agência Câmara.

A deputada explica que o Conselho Federal de Administração (CFA) preparou, com participação de todos os conselhos regionais, o Plano Brasil de Infraestrutura Logística, o PBLog. O trabalho traz sugestões para a harmonização dos modais ferroviário, rodoviário, hidroviário, aeroviário e até dutoviário, para transporte de gás, petróleo e grãos, e infoviário.

“O Brasil, com seus mais de 8 milhões e 500 mil quilômetros quadrados, se dá ao luxo de praticamente apartar uma região como a Amazônia cobiçada pelo mundo inteiro. É mais barato trazer um conteiner da China para São Paulo que da Zona Franca de Manaus para São Paulo”, pondera. 
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