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Quarta-feira, 08 de maio de 2024

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Quase lá

Rotor chega a limite de concessão da BR-163 e segue ao extremo Norte de Mato Grosso

Foto: Reprodução/Rafael Francioli

Rotor chega a limite de concessão da BR-163 e segue ao extremo Norte de Mato Grosso
O terceiro rotor da Usina Hidrelétrica Teles Pires chegou ao trecho limite da concessão da BR-163, que pertence a concessionária Rota do Oeste, da Odebrecht TransPort. Nesta quarta-feira (03) a mega-peça trafega entre os quilômetros 840 e 850 da BR-163, o que deverá deixar o trânsito lento neste ponto da rodovia.

O equipamento chegou à BR-163 no dia 23 de novembro ao passar pelo Trevo do Lagarto. A estimativa era que demorasse cerca de 12 dias para passar pela rodovia até atingir o extremo Norte de Mato Grosso com destino à Paranaíta, onde a Usina Hidrelétrica Teles Pires é construída, porém o tempo de tráfego foi menor.

Este é o terceiro rotor e outros dois estão para chegar a Mato Grosso, provavelmente em 2015. As perspectivas iniciais eram que os cinco estivessem ainda em 2014 na Usina.

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Os cinco rotores serão utilizados para compor as turbinas responsáveis por transformar a energia hidráulica (energia da água) em mecânica (movimento das turbinas). A UHE Teles Pires é construída no Rio Teles Pires, afluente do rio Tapajós, fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, na fronteira dos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). Sua potência instalada é de 1.820 megawatts, que são considerados suficiente para abastecer com energia elétrica uma população de 2,7 milhões de famílias.

O transporte do rotor ao longo da BR-163 foi acompanhado pela concessionária Rota do Oeste, que na oportunidade verificou as condições da rodovia para suportar um equipamento do porte da peça da Usina, que pesa 280 toneladas. Além disso, desde o Porto de Cáceres até a Usina o transporte é acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal que faz os trabalhos de bloqueios e liberações da pista para que o equipamento possa passar.

O rotor é transportado por três caminhões que rodam a uma velocidade de 15 km/h. Devido ao seu tamanho o equipamento ocupa os dois sentidos da pista, sendo assim necessárias as interrupções do trânsito normal de veículos.
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