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Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Logística

BR-163

Governo deve leiloar duplicação entre Sinop e Itaituba neste semestre

Segundo afirmação do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante evento em São Paulo, nesta sexta-feira, as concessões do PIL devem ser retomadas até à metade do ano, contemplando a rodovia.

Foto: Imagem ilustrativa

Duplicação de trecho de mil quilômetros beneficiará escoamento da safra na região Norte de MT

Duplicação de trecho de mil quilômetros beneficiará escoamento da safra na região Norte de MT

O leilão para a concessão de duplicação da BR-163 entre Sinop e Itaituba (PA) deve ocorrer ainda neste semestre. A obra está inclusa no Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal. Segundo afirmação do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante evento em São Paulo, nesta sexta-feira (06), as concessões do PIL devem ser retomadas até à metade do ano, contemplando a rodovia.


Com essa concessão, os portos da região Norte do país – sobretudo o de Miritituba - passam a ser uma grande alternativa para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, desafogando os portos de Santos, em São Paulo, e de Paranaguá, no Paraná.

O modelo de concessões adotado para as rodovias exige a duplicação de todo o trecho no prazo de cinco anos para beneficiar rapidamente os produtores e os consumidores. A concessionária poderá cobrar pedágio a cada 100 quilômetros, após a duplicação de, pelo menos, 10% da rodovia.

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De acordo com o Ministério dos Transportes, o prazo de concessão será de 30 anos e a empresa que vencer o certame terá que investir cerca de R$ 6 bilhões no período. A estimativa do governo federal é que no início da duplicação sejam escoados pela nova rota cerca de quatro milhões de toneladas de grãos por ano, podendo chegar a 10 mi/t no fim da duplicação (em cinco anos) e até 26 mi/t no fim da concessão.

A Odebrecht Transport foi a vencedora da concessão do trecho de 850 km da BR-163 ente a divisa de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, até o município de Sinop. A empresa mostrou interesse em concorrer também à duplicação até Itaituba.

Estima-se que, entre Sinop e Rondonópolis, trafeguem mais de 10 mil carretas por dia no pico da safra. Fontes do setor agrícola também afirmam que, assim que a rodovia estiver totalmente duplicada e os portos de Miritituba em pleno funcionamento, esse fluxo poderá se inverter quase em sua totalidade, já que a soja e o milho produzidos no médio-norte mato-grossense serão exportados pelos portos do Norte, já que o frete será cerca de 30% mais barato.
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