Olhar Agro & Negócios

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Economia

cenário ruim

Mato Grosso registra queda de 4,2% de veículos emplacados no mês de maio

Foto: Foto: Imagem ilustrativa

Mato Grosso registra queda de 4,2% de veículos emplacados no mês de maio
Mato Grosso registrou uma queda de 4,2% nas vendas de veículos novos no mês de maio no comparativo com abril. Foram no total 8.528 veículos emplacados no quinto mês de 2015, quando em abril haviam sido 8.905 unidades. O balaço foi divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT).


Ao se comparar com maio de 2014 o registro é de um decréscimo de 24,4%, frente os 11.281 veículos zero quilômetros emplacados.

De janeiro a maio Mato Grosso emplacou 41.541 veículos novos, 17,37% a menos que os 50.275 veículos do período o ano passado.

Segundo o diretor da Fenabrave-MT, Paulo Boscolo, o resultado estava dentro do esperado, e que não deve ser muito diferente dos próximos meses. “Esta é a realidade para 2015. Mesmo com o aumento nos segmentos de caminhões e implementos rodoviários, os resultados não devem variar muito até o final do ano”, conclui Boscolo.

Leia mais: 
Ferrovia Transoceânica tem protocolo de intenções assinado por MT, AC e RO
Pecuária permanece estável e agricultura tem um leve aumento nos preços em MT; confira cotação
 
Já no segmento de caminhões, registrou um aumento de 11% nos números de emplacamentos em relação ao mês anterior. Foram registrados venda de 151 unidades. Na categoria de implementos rodoviários, que reúne veículos de transporte de cargas, como reboques, semi-reboques e carrocerias, foram registros 157 unidades emplacadas, um crescimento de 80,4%.

Para Boscolo, o resultado do balanço é um saldo negativo para o segmento de veículos, as concessionárias estão investindo mais em serviços de oficina e venda de peças para amenizar a crise. “Muitos consumidores que compraram carros em 2012, 2013 e no ano passado e chegaram ao final do período de garantia, procuram agora as concessionárias em busca destes serviços. Então no momento, este é nosso pilar de sustentação”, afirma Boscolo.

Os concessionários tem buscado alternativas como apostar na valorização dos semi-novos, que segundo o diretor da Fenabrave-MT, é a “porta de entrada” do consumidor na concessionária, tanto para a compra, quanto para a venda, os semi-novos estão muito mais valorizados.

No balanço nacional, o resultado foi semelhante ao do estado. Foram comercializados em maio 329.822 veículos, 2,6% menos do que o mês anterior. No acumulado do ano a queda chega a 18,1%.

Registros gerais por município

Cuiabá – 2.160 emplacamentos
Várzea Grande – 581 emplacamentos
Rondonópolis – 565 emplacamentos
Sinop – 437 emplacamentos
Sorriso – 220 emplacamentos
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet