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Quinta-feira, 23 de maio de 2024

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DUAS FECHARAM

Concessionárias de carros tentam ‘driblar’ crise com estratégias de mercado

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Concessionárias de carros tentam ‘driblar’ crise com estratégias de mercado
O setor de vendas de veículos é um dos mais afetados pela crise econômica brasileira. Em 2015 as vendas de veículos novos caíram 17,37% em relação ao ano passado. Em Cuiabá ao menos duas concessionárias “fecharam” suas portas. De acordo com o setor, os concessionários mato-grossenses buscam meios de driblar o momento vivido. O segmento revela ainda já acreditar que não se terá um ano “bom” de vendas como o constatado em 2014.


Em maio as concessionárias de automóveis, em Cuiabá, Gramarca (GM Chevrolet), localizada na Avenida Miguel Sutil, no bairro Santa Rosa, e a Citável, representante Ford, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, fecharam suas portas.

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Em nota a GM (nacional) declarou ao Agro Olhar, ao ser questionada sobre o fechamento a concessionária, limitou-se em informar que "A GM informa que não comentará o caso". A reportagem tentou contato com a assessoria regional na GM, porém não obteve sucesso, bem como não localizou a assessoria de imprensa da Citável.

Conforme o diretor Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), Paulo Boscolo, o fechamento das duas concessionárias em Cuiabá é “mais uma estratégia de mercado”, diante a situação econômica brasileira.

“A Citável resolveu manter apenas a concessionária de Várzea Grande e a Gramarca foi incorporada pelo Grupo Saga. O mercado está se adequando a uma nova realidade”, relatou Paulo Boscolo ao Agro Olhar.

Questionado sobre a abertura de novas concessionárias e marcas, como é o caso da Jeep e Audi, que abriram neste primeiro trimestre em Cuiabá, o diretor da Fenabrave explica que são lojas que já possuíam compromisso com as marcas.

“As vendas caíram em torno de 20% em comparação ao ano passado, porém a atividade tem de ser avaliada, pois há os serviços de pós-vendas, de semi-novos, entre outros. Por um lado estamos, nós empresários, fazendo os ajustes para essa nova realidade, mas seguimos abertos para negociar com os clientes para atende-los da melhor forma possível”, destacou Boscolo.
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