Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Economia

HOTELARIA EM BAIXA

Crise pós-Copa: Hotéis familiares podem fechar diante de "inchaço" do setor na Grande Cuiabá

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Crise pós-Copa: Hotéis familiares podem fechar diante de
O número de leitos da rede hoteleira na Grande Cuiabá saltou cerca de 90% com a Copa do Mundo de 2014. Projetava-se que o mundial abriria as portas para Mato Grosso após a sua realização, porém não foi o que se viu. O setor hoteleiro estima que dentro de 120 dias a situação no segmento deverá ficar mais "crítica" com a pulverização de opções de hospedagem, o que pode levar hotéis de administração familiar a fechar as suas portas.

Após o mundial, hotéis que possuíam diária a cerca de R$ 280, o quarto de casal, estão com as mesmas na casa dos R$ 180.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Mato Grosso (ABIH-MT), o salto na Grande Cuiabá foi de nove mil leitos para 17 mil leitos. “Após a euforia da Copa do Mundo o que se viu foi uma pulverização de hospedes. Ampliou o mercado em uma demanda que nós não temos”, comentou o diretor da ABIH-MT, Luiz Verdun, ao Agro Olhar.

De acordo com Verdun, na época muitos hoteleiros, em especial os chamados de redes, não levaram em conta que não se teria a demanda para atender a quantidade de leitos. “Acredito que dentro de uns 120 a 180 dias nós teremos aí um boom desastroso. Quem vai sobreviver são os grandes hotéis de rede. Os hotéis de administração familiar eu acredito que muitos deles terão problemas sérios e com risco de fechamento. Estamos conversando com o Governo de Mato Grosso no sentido de atrair eventos para o Estado, principalmente Cuiabá, para que façam com que os hotéis tenham bom movimento. São os eventos, mais precisamente os grandes, que irão nos salvar”.

Leia mais:
Hotéis fecharão Copa do Mundo de 2014 no prejuízo, diz Sindicato

O proprietário do Hotel Roari, Antônio Roberto Cortez, destaca que o momento em que vive o setor o apoio do Governo de Mato Grosso é essencial. "Realmente pelo momento que estamos vivendo precisamos que o governo olhe para o setor de turismo e que invista nele, porque é muito importante para a nossa região. Eu acredito que se tivermos o apoio do Governo nós vamos sair dessa crise do turismo. O Governo começou a fazer um bom trabalho, mas é preciso fazer uma divulgação a nível nacional do turismo de lazer”.

O secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Nigro, salienta que diversas ações estão sendo realizadas em Mato Grosso voltadas para o turismo, em especial de infraestrutura. Ele pontua que o governador Pedro Taques determinou que a pasta priorizasse o turismo como um pilar para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Nós estamos esse ano realizando, além das obras de infraestrutura iniciadas em 2015, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal de Mato Grosso, em abril, cujo o principal objetivo é a promoção e divulgação de Mato Grosso para o país e o Mundo, porque nós precisamos realmente divulgar as nossas belezas naturais para atrair nossos turistas e para ter taxa de ocupação nos hotéis e mercado como um todo, pois não são apenas os hotéis que sobrevivem de turismo”, frisa Nigro.

De curto prazo, afirma Luiz Carlos Nigro, o Governo de Mato Grosso possui entre as suas ações as obras de infraestrutura, como as pontes de concreto que estão sendo construídas no Pantanal, e a Feira Internacional de Turismo do Pantanal de Mato Grosso. “Mas, existem outras ações a médio e longo prazo para que possamos estruturar o que estamos chamando de corredor do ecoturismo e de outras regiões do Estado, como é o caso de Barra do Garças com a construção de um Centro de Eventos em parceria com a prefeitura”.

O secretário-adjunto de Turismo pontua que os recursos para tais ações são provenientes do Pró-Turismo, da Fonte 100 do Governo de Mato Grosso e de parcerias com o setor privado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet