Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Famato lembra pecuaristas e agricultores sobre a necessidade de recolher a ART

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) lembra os pecuaristas e agricultores do estado sobre a importância de recolher a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento legal que comprova que a propriedade tem o acompanhamento técnico de um engenheiro agrônomo. A exigência de um responsável técnico e o recolhimento da ART estão previstos na Lei 5.194/66.

É necessário recolher a ART para qualquer obra realizada na propriedade rural. Consideram-se obras o plantio de soja, milho, girassol e demais culturas, a armazenagem de grãos, as construções rurais de todo tipo desde ampliação, reforma ou construção de sede ou casas de funcionários, de galpões barracões, etc.

A analista de agricultura da Famato, Karine Machado, alerta para a necessidade de recolhimento de ART para o cultivo de culturas perenes e subperenes. "Isso significa dizer que o pecuarista precisa ter uma ART para o cultivo de pastagens. Neste caso, é exigida uma anotação até a renovação da cultura", explica a analista.

Karine reforça que se houver mais de uma cultura instalada na mesma safra pode-se recolher apenas uma ART, entretanto no caso de pivôs centrais é exigida uma ART para cada ciclo de cultivo.

A Famato em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT) fez um passo a passo da ART para atividades rurais. Acesse em:
http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/30092014070400.pdf
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet