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Segunda-feira, 29 de abril de 2024

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Intenção de consumo cai quase 50% em Cuiabá; comércio revela recuo de 30% nas vendas ao mês

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Intenção de consumo cai quase 50% em Cuiabá; comércio revela recuo de 30% nas vendas ao mês
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá caiu 47,2% em março de 2016 no comparativo com o mês em 2015. Pesquisa revela que 60,9% dos entrevistados não enxergam melhora profissional nos próximos meses. Segundo comerciantes, as vendas na Capital mato-grossenses apresentam em média queda de 30% ao mês.

A intenção de consumo dos cuiabanos recuou de 118,8 pontos em março do ano passado para 62,7 pontos. Em fevereiro eram 69,1 pontos. Os dados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada pela Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

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A pesquisa mostra que 30,6% dos entrevistados estão mais seguros com relação ao seu emprego no comparativo com o ano passado, enquanto 26,7% menos seguros. Apenas 14,8% responderam que estão desempregados.

Apesar deste resultado, 60,9% dos entrevistados destacaram que não acreditam em melhora profissional nos próximos seis meses, enquanto 30,3% enxergam melhora.

Conforme o comerciante Ari Gomes Diniz, que há cerca de 10 anos trabalha com frutas, as vendas apresentam um recuo mensal de aproximadamente 30% ao mês. "As pessoas estão segurando mais, pois não sabem o dia de amanhã", comentou em ele à reportagem do Agro Olhar.

O levantamento da Fecomércio revela, ainda, que a renda familiar para 52,7% dos entrevistados piorou em comparação ao mesmo período do ano passado, enquanto para 23,6% melhorou e para 23% igual a do ano passado.

No que diz respeito a empréstimo/crédito, 58,9% revelaram estar mais difícil que em 2015 conseguir. Já em termos de compras, 63% dos entrevistados apontaram estar comprando menos, tanto que para 78% dos entrevistados este não é um bom momento para aquisição de bens duráveis (TV, som, eletrodomésticos, entre outros).
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