Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Economia

situação do brasil

Confiança do empresário do comércio aponta nova queda em março

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Apenas para 1,5% dos empresários a situação da economia brasileira

Apenas para 1,5% dos empresários a situação da economia brasileira

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) continua em queda em Cuiabá. Em março o índice registrava 89,7 pontos de confiança apenas, enquanto o ano passado eram 106,4 pontos e em fevereiro de 2016 o registro era de 91,8 pontos. A situação econômica brasileira é o principal fator para o resultado, visto na opinião de 57,9% dos empresários do comércio cuiabano a mesma "piorou muito".

Os números foram apresentados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Segundo o levantamento, apenas para 1,5% dos empresários a situação da economia brasileira "melhorou muito".

Leia mais:
Confiança do empresário do comércio volta a cair em Cuiabá, aponta pesquisa

A pesquisa aponta que a condição atual do setor do comércio na visão de 41% dos entrevistados "pioraram pouco", enquanto para 36,9% "pioraram muito". Em termos de melhora 17,7% afirmam "melhoraram pouco" e 4,4% "melhoraram muito".

Já em termos de condição atual das empresas para 37,1% "pioraram pouco", 29,9% "pioraram muito". Entretanto, para 24,6% a condição da empresa "melhorou pouco" e 8,3% "melhorou muito".

Expectativas

No que diz respeito à expectativa para a economia brasileira, 30,4% acreditam que tendem a "melhorar pouco". Para 27,6% "melhorar muito", 20,9% "piorar pouco" e 21,2% "piorar muito".

Quanto às expectativas para o comércio, 35,3% dos entrevistados acreditam que "melhoraram muito", 34,9% "melhoraram pouco", 16,4 "pioraram pouco e 13,4% "pioraram muito".

Para a empresa as expectativas "melhoraram muito" na opinião de 41,9% dos entrevistados, enquanto para 38,2% "melhoraram pouco", 11,4% "pioraram pouco" e 8,5% "pioraram muito".

No que diz respeito à contratação de funcionários, 42,5% revelaram reduzir um pouco o número de funcionários, enquanto 38,4% pontuaram aumentar um pouco o quadro de trabalhadores.

Os investimentos, segundo a pesquisa, devem ser um pouco menor para 44,9% dos empresários e a situação atual dos estoques está adequada para 53,4%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet