Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Economia

'PIB mensal' da Serasa aponta que economia cresceu 0,1% em fevereiro

A economia brasileira cresceu 0,1% em fevereiro, de acordo com indicador conhecido como "PIB mensal" da Serasa Experian, divulgado nesta quinta-feira (14). No entanto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a retração da atividade produtiva do país foi de 4,2%.

Nos dois primeiros meses do ano, a atividade econômica acumula queda de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, essa alta de 0,1% interrompe uma série de dez quedas mensais consecutivas e pode ser atribuída mais a um efeito-calendário (ano bissexto em 2016) do que uma reversão da atual tendência de queda da atividade econômica do país.
"Assim, apesar desta alta pontual, dificilmente não presenciaremos uma nova retração da economia neste primeiro trimestre do ano", diz a Serasa.

Pelo lado da oferta agregada, a agropecuária cresceu 2,1% e foi responsável pelo resultado positivo da atividade econômica em fevereiro. Também registrou resultado positivo o setor de serviços (0,2%). Por outro lado, a indústria recuou 0,9% no segundo mês deste ano.

Do ponto de vista da demanda agregada, o consumo das famílias avançou 0,4% em fevereiro e as exportações, 1,4%. Já pelo lado negativo houve retrações de 1,0% no consumo do governo e de 3,9% dos investimentos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet