Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

opção a mais

Turismo Rural vira fonte de renda em Mato Grosso; busca por capacitação cresce

Foto: Reprodução

Turismo Rural vira fonte de renda em Mato Grosso; busca por capacitação cresce
O Turismo Rural em Mato Grosso está a cada dia ganhando mais adeptos e se tornando fonte de renda. Em algumas regiões do Estado é possível encontrar propriedades com cachoeiras, áreas para camping e rancho com apartamentos. O crescimento do Turismo Rural tem elevado à procura de cursos de capacitação e abertura de novos treinamentos no Estado.

Em Rondonópolis, por exemplo, há três anos os proprietários da Estância Cavalcante não enxergavam o local como um produto turístico e que poderia ser uma fonte de renda. Localizado no Projeto de Assentamento Carimã, na zona rural do município, a Estância Cavalcante criou um sistema de entrada de visitantes. O sistema é comandado pela pequena agricultura e coordenadora do Departamento de Turismo do Assentamento Carimã, Márcia Cavalcante.

Leia mais:
Pacotes e viagens terão 50% de desconto durante a FIT Pantanal

O local (assentamento) conta com um circuito de nove cachoeiras distribuídas em um percurso de dois quilômetros, com trilha sinalizada, um restaurante próximo, área de camping, rancho com apartamentos, espaço para contato com a natureza, lazer e prática de turismo rural.

Segundo Márcia Cavalcanti, quando há cerca de três anos chegou ao assentamento não sabia que a terra poderia ser utilizada para o Turismo Rural. Ela comenta que sempre recebiam visitantes que queriam conhecer as cachoeiras e passear pelo sítio, bem como comprar produtos feitos no local.

Diante o crescimento da visitação, o Ministério Público exigiu um projeto para o uso ordenador e racial das cachoeiras. Com isso, A Associação de Agricultores Familiar do Projeto de Assentamento Carimã, que possui aproximadamente 193 famílias, criou o Departamento de Turismo e conta com 12 famílias trabalhando para o desenvolvimento do turismo no local.

A busca de treinamentos ligados ao Turismo Rural foram essenciais, afirma Márcia Cavalcanti, para colocar em prática o projeto.

De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em 2016 a instituição disponibilizou um novo portfólio no segmento de Turismo Rural, colocando desde janeiro a disposição uma oficina de oito horas sobre “Planejamento para implantação do turismo rural”, além de quatro cursos voltados para Excelência no atendimento do turismo rural (16 horas), Implantação de trilhas e caminhadas no turismo integrado (16 horas), Oportunidades de negócios e economia criativa no turismo rural (16 horas) e Planejamento para implantação do turismo rural (24 horas).

“Percebemos que os interessados tinham dificuldade em ficar uma semana inteira fazendo o treinamento, por isso reformulamos o portfólio com mais cursos e com carga horaria menores. O participante pode fazer os treinamentos em diferentes épocas de acordo com sua necessidade”, explica o instrutor credenciado junto ao Senar-MT e especialista em turismo rural, Geraldo Lúcio, que auxiliou na formatação do portfólio. Antes eram três treinamentos para atender o setor com carga horária de 40 horas cada um.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet